O que é Portaria Virtual e Portaria Remota?
Você já deve ter ouvido, ou lido, algo a respeito de portaria virtual ou portaria remota, certo? Trata-se de um sistema de substituição da portaria convencional por uma automatizada.
Essas são alternativas de uma mesma tecnologia – portaria controlada a distância.
Atualmente popularizada, estima-se que no Brasil a portaria virtual já exista a quase 15 anos.
Nesse tempo muita coisa mudou, o antigo sistema de portaria remota se modernizou.
Conheça a evolução dessa tecnologia.
Condomínio Conectado – A portaria integrada, inteligente e autônoma
O Condomínio Conectado é uma solução que a primeiro momento lembra a portaria virtual, mas na realidade é muito diferente.
É uma solução integrada que foca em segurança antes de qualquer outro fator, e qualidade de vida.
Dentre vários pontos que diferenciam as duas tecnologias, o mais expressivo deles é o foco em controle de riscos.
Entenda ponto a ponto:
1. Segurança de dados
Em algumas portarias remotas ainda é necessário que o visitante se identifique com dados pessoais, que ficam armazenados, sem definição sobre a segurança desses dados.
No Condomínio Conectado o visitante recebe a liberação de acesso sem esse tipo de identificação, o morador vê a imagem do visitante em sua tela individual e libera a entrada.
Os registros que são armazenados em nuvem são históricos de acesso e gravações, para futuras consultas.
2. Conectividade e comunicação
Portarias virtuais muitas vezes ficam à mercê do funcionamento contínuo da rede elétrica e de internet, e quando ocorrem interferências a comunicação pode ficar gravemente prejudicada.
No Condomínio Conectado, o funcionamento da portaria se mantém mesmo em condições adversas, independente de conexão contínua com internet e do pleno funcionamento da rede elétrica, graças a sua tecnologia sustentável.
3. Economia Condominial
Nas portarias remotas há um custo relativamente mais baixo em relação a portaria convencional, mas ainda alto pois mantém porteiros virtuais para intermediarem todo o processo de controle de acesso.
Já no Condomínio Conectado, existe uma real redução de custos operacionais, mesmo em relação a portaria remota, já que o sistema é inteligente e independente, garantindo maior autonomia aos moradores.
Como reduzir custos condominiais em 10 passos? Leio o artigo aqui,
4. Segurança condominial e segurança do visitante
Na portaria virtual, algumas vezes o acesso de visitante é apenas por voz, havendo um risco de o visitante ocultar sua verdadeira identidade.
Além disso, o visitante estará sujeito a aguardar na área externa no condomínio enquanto aguarda o cadastro de dados, o contato com o morador e a liberação.
O Condomínio Conectado simplifica de forma segura, a liberação é feita pelo próprio morador ao ver e ouvir o visitante pelo seu dispositivo residencial, tendo o auxílio da Central de Segurança 24h, no caso de não estar em casa no momento da liberação do acesso.
A portaria automatizada substitui porteiros e funcionários?
Depende, essa tecnologia surgiu principalmente para solucionar questões ligadas a riscos, como a rendição de um porteiro durante um ato criminoso, por exemplo.
No entanto, recomenda-se que haja ao menos uma pessoa responsável pela recepção de correspondência e mercadorias, e que esteja apta a sanar dúvidas e prestar auxílio em horários de grande fluxo.
Outros benefícios do Condomínio Conectado – a portaria inteligente
O Condomínio Conectado também conta com um App, que além de fornecer acesso a imagens e movimentações no condomínio, também é um canal de relacionamento individual entre cada morador e a Central de Segurança 24h GSC.
Pelo App é possível gerenciar acessos com antecedência, gerando concessões encriptadas e seguras para visitantes, personalizando também o tempo de validade de cada liberação.
Além disso, essa solução é integrada com as mais recentes tecnologias do mercado, e pode integrar botão de pânico personalizado por apartamento, detectores de incêndio endereçados, entre outros.
Conheça o Condomínio Conectado, entre em contato com a GSC.