O sistema de CFTV é um dos mais utilizados para aumentar a segurança patrimonial e perimetral. Com ele, é possível visualizar e/ou prevenir ações de pessoas indesejadas, com o monitoramento 24 horas das câmeras instaladas no local.
O sistema é composto por câmeras, cabeamento estruturado para poder transmitir o sinal da câmera e o sistema de gravação de imagens.
Portanto, é uma tecnologia que conta com o monitoramento através da captura das imagens de câmeras analógicas, digitais ou conectadas à rede.
Ao ter a instalação de câmeras em lugares estratégicos do ambiente, tanto interno quanto externo, o responsável pelo local e a central de monitoramento 24 horas da GSC consegue visualizar as imagens em tempo real ou/e a gravação.
Continue lendo o artigo para saber mais como funciona o sistema de CFTV:
Sistema de Vigilância Eletrônica (CFTV): Por onde começar?
É importante um estudo de profissionais especializados da área para indicar os melhores pontos para que sejam instaladas as câmeras a fim de obter uma boa visualização do ambiente vulnerável.
Para acontecer a gravação, existe o DVR, NVR e HVR que gerenciam as imagens das câmeras.
O que é Vigilância Eletrônica (CFTV) analógica, digital e HD?
As câmeras analógicas são ligadas por cabos coaxiais ao sistema de transmissão, possibilitando a gravação de imagens e armazenamento diretamente no HD (hard disk) do DVR. Todavia, sua visualização ocorre também remotamente através de Computadores, Smartphones ou Tablets.
As câmeras IP (digital) funcionam em um sistema de rede (LAN, Intranet ou Internet) onde captura as imagens e as enviam através da rede (IoT). Contudo, o gerenciamento das imagens ocorre em um NVR, tendo a possibilidade de visualizar remotamente (Computadores, Smartphone e Tablets). Há também a opção de câmeras com armazenamento em cartão de memória para a gravação das imagens capturadas.
Por fim, as câmeras HD (high definition) possuem imagens com qualidade HD e tem a possibilidade de serem utilizadas em sistemas e cabeamentos analógicos (câmeras HDTVI, HDCVI e AHD).
Benefícios em ter um sistema de CFTV
Um sistema de Circuito Fechado de TV (vigilância eletrônica) tem como os principais objetivos:
- Mais segurança no patrimônio
- Inibir ações criminosas no local
- Visualiza e grava ações criminosas no local
- Gravações para provas judiciais e investigativas contra uma ação ilegal
- Monitoramento em tempo real
- Identificação de suspeitos
- Integração com o alarme monitorado