O reconhecimento de placas de veículos (LPR do inglês “License Plate Recognition”) é uma solução na segurança eletrônica que busca otimizar recursos humanos na liberação ou identificação de veículos através da placa.
Os recursos que permitem o reconhecimento, armazenam as informações das placas em um banco de dados ilimitados e permite ou não a liberação do veículo.
Tendo em vista a evolução de tecnologias no mercado, o reconhecimento de placa é uma forma de proteger o local, veículo e motorista.
Dessa forma, o leitor é instalado na entrada e/ou saída de condomínios, residências, comércios, hospitais, empresas, entre outros.
Como funciona o reconhecimento de placas de veículos na prática?
A imagem precisa ter uma boa qualidade para que o software consiga capturar e identificar a placa do veículo, visto isso, é necessária uma câmera IPs com uma resolução de 2MP, sendo possível a identificação nítida.
Além disso, é necessário configurar no software o modelo de placa que será identificado. Como por exemplo, a placa de um carro é diferente da de uma moto, além da nova placa que já está sendo utilizada por novos veículos.
A câmera se adapta em diferentes cenários, sendo ele em movimento, falta de luz ou em excesso.
Tem sua instalação em entradas e saídas de veículos em um determinado lugar ou em ruas e estradas.
Reconhecimento de placas no controle de acesso
O leitor é instalado na entrada e saída de um imóvel, capaz de identificar a placa que foi previamente cadastrada no banco de dados e liberar o acesso. Todas as informações como horário de saída e entrada, serão armazenadas para futuras pesquisas.
Para os veículos sem cadastro, o sistema bloqueia a entrada.
Vantagens do reconhecimento de placas no controle de acesso:
- Sem custo com qualquer dispositivo para abrir e fechar o portão;
- O acionamento automático é rápido e traz mais segurança ao condutor;
- Mais agilidade na entrada e saída de condomínios;
- Relatório de entrada e saída.
Para saber mais sobre o reconhecimento de placas, entre em contato com a GSC.