Manutenção Preventiva GSC

Manutenção preventiva: “É melhor prevenir, que remediar”

Manutenção

A velha frase popular, “é melhor prevenir, que remediar”, serve para muitas situações na vida, uma dessas situações é aquele momento em que um equipamento apresenta defeito e precisa de conserto, enquanto que tudo poderia ser evitado com uma manutenção preventiva.

Os tipos de serviços de manutenção mais comuns são, a manutenção por chamado (corretiva) e a manutenção preventiva:

Manutenção por chamado

Quando um equipamento quebra, a manutenção designada é a corretiva. Nesse caso o conserto precisa ser solicitado.

Com a solicitação, um técnico se desloca até o local para a retirada do equipamento ou para executar o conserto.

Essa manutenção, corretiva, normalmente é paga a parte, seu custo se dá pelo deslocamento e hora de trabalho do profissional solicitado.

O equipamento pode ser retirado para reparos ou substituição, só que com isso, a funcionalidade do equipamento não estará disponível até que o conserto seja concluído ou o equipamento substituído.

O prazo para que tudo se conclua é indeterminado, isso porque será preciso avaliar o equipamento antes.

Na prática, solicitar uma manutenção por chamado pode demandar não apenas recurso financeiro, mas também tempo e energia, se o serviço não for realmente profissional.

É preciso ter segurança, para solicitar uma manutenção corretiva, busque sempre empresa ou profissional qualificado, solicite a emissão de nota fiscal para fazer valer os diretos do consumidor.

Garantia x Manutenção – Conheça os direitos do consumidor. Leia o artigo aqui.

Manutenção Preventiva

Quando um equipamento está em perfeito estado de funcionamento, sabe-se que ele ainda estará suscetível a fatores como: condições de tempo de uso, umidade, temperatura, etc.

Se o equipamento em questão precisa sempre estar em pleno funcionamento, como um sistema de segurança eletrônica, um termostato para aquário, ou uma estufa de plantio, então é necessário ter uma prevenção de quebras e mal funcionamento.

Manutenção preventiva é aquela que previne quebras por desgastes e diagnostica problemas (no presente e no futuro).

Faz parte da manutenção preventiva:

  • Verificação de desempenho do equipamento;
  • Testes;
  • Análise de condições gerais;
  • Verificação de todas as funcionalidades;

Entre os benefícios do serviço de manutenção preventiva, estão:

  • Empréstimo de equipamentos: equipamentos danificados são substituídos por outros similares enquanto o conserto está em execução.
  • Redução de gastos: o profissional designado não gera nenhum custo avulso (estão presentes na mensalidade fixa do serviço).
  • Frequência: a manutenção preventiva acontece com periodicidade, mensal por exemplo, dessa forma a empresa tem um compromisso formalizado.

No mercado estão disponíveis serviços de manutenção para os mais variados equipamentos, é necessário consultar. Para a manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de segurança eletrônica, contate a GSC.

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