Manutenção
A velha frase popular, “é melhor prevenir, que remediar”, serve para muitas situações na vida, uma dessas situações é aquele momento em que um equipamento apresenta defeito e precisa de conserto, enquanto que tudo poderia ser evitado com uma manutenção preventiva.
Os tipos de serviços de manutenção mais comuns são, a manutenção por chamado (corretiva) e a manutenção preventiva:
Manutenção por chamado
Quando um equipamento quebra, a manutenção designada é a corretiva. Nesse caso o conserto precisa ser solicitado.
Com a solicitação, um técnico se desloca até o local para a retirada do equipamento ou para executar o conserto.
Essa manutenção, corretiva, normalmente é paga a parte, seu custo se dá pelo deslocamento e hora de trabalho do profissional solicitado.
O equipamento pode ser retirado para reparos ou substituição, só que com isso, a funcionalidade do equipamento não estará disponível até que o conserto seja concluído ou o equipamento substituído.
O prazo para que tudo se conclua é indeterminado, isso porque será preciso avaliar o equipamento antes.
Na prática, solicitar uma manutenção por chamado pode demandar não apenas recurso financeiro, mas também tempo e energia, se o serviço não for realmente profissional.
É preciso ter segurança, para solicitar uma manutenção corretiva, busque sempre empresa ou profissional qualificado, solicite a emissão de nota fiscal para fazer valer os diretos do consumidor.
Garantia x Manutenção – Conheça os direitos do consumidor. Leia o artigo aqui.
Manutenção Preventiva
Quando um equipamento está em perfeito estado de funcionamento, sabe-se que ele ainda estará suscetível a fatores como: condições de tempo de uso, umidade, temperatura, etc.
Se o equipamento em questão precisa sempre estar em pleno funcionamento, como um sistema de segurança eletrônica, um termostato para aquário, ou uma estufa de plantio, então é necessário ter uma prevenção de quebras e mal funcionamento.
Manutenção preventiva é aquela que previne quebras por desgastes e diagnostica problemas (no presente e no futuro).
Faz parte da manutenção preventiva:
- Verificação de desempenho do equipamento;
- Testes;
- Análise de condições gerais;
- Verificação de todas as funcionalidades;
Entre os benefícios do serviço de manutenção preventiva, estão:
- Empréstimo de equipamentos: equipamentos danificados são substituídos por outros similares enquanto o conserto está em execução.
- Redução de gastos: o profissional designado não gera nenhum custo avulso (estão presentes na mensalidade fixa do serviço).
- Frequência: a manutenção preventiva acontece com periodicidade, mensal por exemplo, dessa forma a empresa tem um compromisso formalizado.
No mercado estão disponíveis serviços de manutenção para os mais variados equipamentos, é necessário consultar. Para a manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de segurança eletrônica, contate a GSC.