Os condomínios são conhecidos por serem seguros, possuírem equipes especializadas e ter um sistema de segurança que prioriza o bem-estar dos moradores. Visto isso, os controles de acesso para condomínios precisam funcionar de forma que ajude no gerenciamento de entrada e saída e evite a entrada de pessoas não-autorizadas.
Com a evolução da tecnologia, a solução Condomínio Conectado tem como objetivo aumentar a segurança em condomínios com integrações de sistemas, reduzindo os custos e otimizando os processos.
Continue lendo o artigo para saber mais sobre os controles de acesso para condomínios:
Como funciona o controle de acesso em condomínios?
Como já citado, o controle de acesso gerencia a entrada e saída de moradores e visitantes com softwares capazes de armazenar informações e liberar o acesso automaticamente, evitando erros.
Essa solução prevê a entrada de pessoas autorizadas, evitando com que entrem indivíduos não-autorizados. A falta de segurança faz moradores se sentirem desprotegidos em um local que deveria ser seguro.
Desta forma, os sistemas de controle de acesso são instalados nas entradas do condomínio e em salas restritas, tendo as informações das pessoas cadastradas para que funcione normalmente, otimizando recursos humanos.
Tipos de Controle de Acesso para condomínios:
A princípio, para um bom controle de acesso possuir um funcionamento pleno, a integração de sistemas precisa estar presente.
Dessa forma, a integração ocorre para otimizar recursos humanos, adicionando procedimentos no sistema e fazendo o acesso liberar ou não, de forma automática.
Reconhecimento facial
O reconhecimento facial é instalado em um local capaz de identificar pontos de um rosto e é integrado com o controle de acesso, podendo liberar automaticamente os acessos assim que a pessoa for autorizada entrar.
Sem contato
Além de reconhecimento facial, o controle de acesso pode ocorrer através de biometria sem contato dos dedos ou palma de mão, evitando contaminações e tendo uma leitura rápida e facilitando a entrada.
QR Code
O controle de acesso via QR Code em condomínios é uma opção sem contato, onde aumenta mais a segurança dos condomínios.
Trata-se de um código único e aleatório para exibir em um leitor instalado na entrada do condomínio e ter o acesso liberado.
A tecnologia dá a opção de enviar o QR Code a algum visitante ou prestador de serviço com data e horário definidos. Ou seja, ao utilizar após o horário ou em outra data, o acesso será negado.
Biometria
Também é muito comum o controle de acesso ser através de biometria, onde ao colocar o dedo cadastrado, passa a abrir portas, cancelas, garagens.
Leitor de placa para veículos
Pensando na facilidade em ter a entrada e saída dos veículos no condomínio, o leitor de placa reconhece a placa do condômino e libera o portão, podendo ser integrado também com o reconhecimento facial para uma dupla checagem.