A inovação faz parte do mercado de segurança eletrônica. A cada ano, novas tendências tecnológicas são identificadas, e com isso, produtos começam a ser testados no mercado.
Quer um exemplo? Você lembra quando o termo “internet das coisas” era usado para apontar uma solução para o futuro? Hoje em dia, a conexão e transferência de dados feita por objetos do cotidiano vêm numa crescente. Assim, é possível acionar as “coisas” por wifi e executar comandos.
Neste post, serão apresentadas algumas tendências tecnológica que já estão sendo aplicadas em dispositivos, e que prometem potencializar a segurança de residências, empresas e condomínios.
Alta resolução
Se quando você pensa em câmeras de segurança, faz referência àquelas imagens travadas, com baixa resolução e em preto e branco, saiba que as coisas mudaram (e muito).
A alta resolução dos aparelhos eletrônicos impactou também nos dispositivos de segurança eletrônica. Por isso, é possível encontrar câmeras com alta resolução e tecnologias avançadas que captam imagens coloridas em locais de pouca iluminação.
Via smartphone
As funcionalidades do smartphone e dos aplicativos possibilitam que muitas situações sejam resolvidas diante da tela, e na palma da mão.
No mercado de segurança eletrônica, as tendências tecnológicas vêm se desenvolvendo para o monitoramento remoto.
Atualmente, através de aplicativos instalados no smartphone e tablets, é possível acompanhar a captação de imagens em tempo real, acessar centrais de alarme e ativar ou desativar cercas elétricas, por exemplo.
Automação
Você já ouviu falar nas casas inteligentes? São casas que contam com automação residencial para acionar iluminação, alarmes, câmeras, cortinas, som, ar condicionado e outros dispositivos que podem ser conectados a internet. Geralmente, o controle desses equipamentos é programado para ser automatizado.
E isso já é uma realidade e já existem diversos dispositivos de segurança que são desenvolvidos com a possibilidade de conexão e integração com outros aparelhos.
Acessos altamente controlados
Outra tendência tecnológica que tem tudo para emplacar é a forma mais criteriosa e automatizada de controlar o acesso de pessoas em um determinado ambiente.
Para permitir que o acesso exclusivo de pessoas autorizadas e acompanhar o movimento de visitantes, já estão no mercado muitos dispositivos que facilitam essa abordagem, chaveiro por proximidade, biometria, entre outros.
Tecnologias de olho no futuro
Vale destacar que as tendências tecnológicas apresentadas neste texto estão numa crescente e já são percebidas em muitos dispositivos de segurança. Contudo, há inovações que ainda estão em fase de testes ou aplicações mais restritas, como é o caso de conexão 5G e os veículos autônomos.
Esses exemplos ainda não fazem parte do cotidiano, mas apresentam potencial para se desenvolverem até chegarem dentro das nossas casas.