Quando se trata de segurança na escola deve-se levar em consideração não só o ambiente interno, mas também o entorno da escola.
Isto é, mesmo que um acontecimento não tenha relação ou interferência direta na segurança da escola particular ou da escola pública é fundamental ter ciência sobre estes acontecimentos.
Dessa maneira, estes eventos podem preparar para situações de perigo futuros, e analise cada evento sob o olhar de um possível risco.
Quais são os problemas que estão deixando sua portaria vulnerável ? Se você ainda não sabe, confira algumas dicas:
Organize o fluxo de entrada e saída da escola
Quando se trata de segurança escolar devemos citar a organização do fluxo de entrada e saída dos alunos principalmente nos horários de pico.
Além disso, vale ressaltar que esses momentos deixam o ambiente escolar mais vulnerável e contribuem para a entrada de pessoas não autorizadas comprometendo a segurança,
Mas, com um plano de ação eficiente os riscos poderão ser visivelmente minimizados.
É essencial que a segurança na escola nestes horários seja redobrada.
Certamente que a organização é muito importante. Organizar a movimentação de vans e carros que deixam e pegam alunos se faz necessário.
Tenha um bom controle de acesso para pais, visitantes e fornecedores
A identificação de quem entra e de quem sai é fundamental para garantir a segurança de todos, principalmente dos alunos. Ou seja, nas escolas o porteiro escolar é um colaborador essencial.
Afinal de contas, somente pessoas devem ter acesso as dependências o que faz com que todos tenham que apresentar uma identificação. É através dela que o porteiro escolar ou vigilante deve confirmar a permissão de entrada com o responsável na escola. A GSC possui soluções para que esse controle seja automatizado. Consulte
Veja que, a falta de procedimentos detalhados para os acessos ou o não cumprimento dos mesmos podem gerar erros gravíssimos.
Uma equipe treinada é fundamental para a segurança escolar
Como você viu os colaboradores envolvidos na segurança e no controle de acesso são parte fundamental para o sucesso da segurança na escola.
Bem como as soluções tecnológicas que apoiam de maneira fundamental o pessoal responsável pela segurança.
O ideal é que a escola tenha um colaborador responsável e com conhecimento das normas e procedimentos, riscos físicos e pessoais.
Além de, atendimento e relacionamento com pais, alunos e público em geral, assim poderá dar o apoio necessário e manter um treinamento eficaz para a equipe de frente.
A segurança em escolas particulares e escolas públicas depende de um profissional em segurança escolar bem treinado para cumprir normas e agir acertadamente em qualquer situação.
Conte com uma empresa de segurança:
Uma empresa de segurança está apta a implementar planos de segurança completos que cobrirão quase que a totalidade dos riscos e suficiência de medidas necessárias para a proteção da instituição de ensino.
Acima de tudo, a segurança escolar é imprescindível para que o ambiente tenha proteção para as crianças e para os jovens, pois é na escola que eles passam a maior parte do dia.
Confira algumas das soluções da GSC para escolas:
https://gscseguranca.com.br/areas-de-atuacao/seguranca-de-instituicoes-de-ensino/