Manter a saúde financeira é vital para lojas e empresas. Para que isso ocorra, é necessário dar atenção a alguns fatores, que envolvem estruturas, como: o espaço físico, produtos e serviços, gerenciamento operacional, etc. Além disso é muito importante saber como prevenir perdas, furtos e roubos, pois é por onde parte dos lucros podem “escoar”.
Segundo estudo divulgado pelo SEBRAE, as perdas mais significativas do varejo brasileiro estão estabelecidas da seguinte forma:
-15% correspondem a furtos internos
-19,5% correspondem a furtos externos
-32,8% correspondem a quebra operacional
Os índices podem ser levados em conta também para empresas que possuem estoque, não unicamente lojas varejistas.
Mediante tal cenário, entende-se que inibir furtos e quebras (perdas), é uma boa solução. O investimento em segurança de monitoramento, assim como estruturas e processos operacionais mais eficientes, devem ser levados em conta, pois seus impactos são positivos.
Geram um ROI (retorno sobre o investimento) a longo prazo, que ocorre por meio da redução de ações criminosas e comportamentos inadequados, e otimização das operações.
Como evitar as perdas, furtos e roubos em lojas?
Alguns cuidados e ações podem resultar na diminuição desses índices de perdas em lojas e empresas, deve-se ter atenção para os seguintes momentos e circunstancias:
Conheça 3 estratégias para combater o crime no comércio. Leia o artigo aqui.
No momento do recebimento de mercadorias: devem ser conferidas em um local diferente do local de armazenamento, sempre com a presença de um funcionário responsável por essa tarefa, e preferencialmente, tendo um sistema de segurança e monitoramento acompanhando toda a movimentação.
Na armazenagem de mercadorias: o local de armazenamento deve ser limpo, dar visão ampla das mercadorias, ser bem iluminado e recomenda-se o monitoramento eletrônico para prevenir furtos e “rupturas” (mercadorias que se perdem no estoque).
Na administração de inventário: é necessário fazer uma contagem recorrente dos itens no inventário, dessa forma é possível acompanhar e detectar ações inadequadas.
Nos pontos de controle: É necessário ter um mapeamento dos pontos de controle, sejam eles locais de pouca visibilidade, pontos cegos ou canais de acesso; também ter clareza sobre as funções e tarefas operacionais, para acompanhar a execução dos trabalhos. Ter um sistema de segurança que capture as imagens e armazene em nuvem, é a solução indicada para inibir ações criminosas e verificar acontecimentos de datas anteriores.
Em resumo, as principais dicas para empresas e lojas manterem uma boa saúde financeira, e prevenirem perdas, são:
- Investir em segurança e processos – posteriormente o investimento terá retorno;
- Ter controle das operações – ajustes operacionais e monitoramento são a chave;
- Ter um bom sistema de monitoramento eletrônico – assim irá inibir ações e comportamentos inadequados antes mesmo que possam ocorrer.
Saiba como ter ainda mais segurança em lojas de varejo. Leia o artigo aqui.
Se quiser conhecer a solução de segurança e monitoramento para seu negócio, entre em contato com a GSC clicando aqui.
Fonte: http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/0fa5ab044b317b929483578c9100d 349/$File/SP_prevencaodeperdasnovarejo_16.pdf