POLÍTICA DE PRIVACIDADE
1. INTRODUÇÃO
Se VOCÊ mantém relacionamento com a GSC SEGURANÇA há algum tempo, sabe que aqui não é novidade a existência de políticas corporativas definidas para elevar a qualidade dos relacionamentos da empresa ao tempo de garantir o correto atendimento de obrigações legais diversas.
Pois é. Notoriamente, as atividades empresariais implicam em uma série de obrigações de elevada responsabilidade, o que é levado muito a sério aqui na GSC SEGURANÇA.
O que nem todos(as) sabem é que algumas obrigações envolvem uma série de formalidades perante todas as partes relacionadas de um negócio, o que nos levou a providências como o estudo e formalização de políticas de privacidade, com a primeira edição no decorrer do ano de 2021, e sucessivas análises para atualização periódica de nossas políticas.
Outra razão relevante para essas análises são as transformações que acontecem a todo momento, impulsionadas especialmente pela evolução tecnológica que temos testemunhado nos últimos anos.
Tais evoluções refletem em leis e normas de um modo geral e nas nossas políticas. Assim, VOCÊ poderá conhecerá as políticas aplicadas pela GSC, as quais seguem sob estudo, valendo adiantar que além destas a organização conta com uma série de regulamentos internos para promover a segurança das informações, garantir a privacidade e confidencialidade dos dados pessoais sob seus cuidados.
Desde já é importante reforçar que a GSC SEGURANÇA prima pelo respeito à privacidade e intimidade de todos(as), de modo que as regras aqui tratadas são pertinentes às interações de responsabilidade da empresa.
É válido registrar, ainda, que estas POLÍTICAS estão sujeitas a revisões periódicas, às melhorias que sempre são necessárias, sendo interesse e compromisso da GSC SEGURANÇA o constante aprimoramento.
No mais, agradecemos a CONFIANÇA e PARCERIA e seguimos à disposição para
agregar segurança e valor ao seu negócio. Ótima leitura.
CRISTIANE YAZIGI
Encarregada de Dados (D.P.O.)
2. SOBRE A GSC SEGURANÇA
A “GSC” é a sigla de um grupo empresarial dedicado a entregar soluções de segurança tecnológica. Compõem o grupo a GSC SEGURANÇA ELETRÔNICA EIRELI, inscrita no CNPJ sob o nº 03.881.606/0001-71, a GSC SISTEMAS DE SEGURANÇA EIRELI, inscrita no CNPJ sob o nº 03.341.235/0001-35, e a GSC TECNOLOGIA EM SEGURANÇA EIRELI, inscrita no CNPJ sob o nº 05.825.097/0001-95 com sede na Rua Joaquim de Almeida, 313, Mirandópolis, CEP 04.050-011, na capital de São Paulo, e cujo site é www.gscseguranca.br, estruturadas para integrarem soluções diferenciadas para seus clientes conforme cada necessidade.
Graduate Security Center representado pelas siglas “GSC” traduz o nome fantasia das empresas do grupo para promover atividades como comércio e a prestação de serviços com foco em segurança eletrônica.
Nas próximas páginas VOCÊ terá a oportunidade de conhecer as POLÍTICAS DE PRIVACIDADE que promovemos, e que vincula todas as empresas do grupo, parceiros e colaboradores, com a meta de garantir as melhores práticas sobre assuntos diversos, inclusive quanto à SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO, a PROTEÇÃO DOS DADOS PESSOAIS e, claro, sua PRIVACIDADE.
É com esta postura, séria e comprometida, que a GSC alcançou o status que tem hoje e que seguirá alçando novos voos, e VOCÊ, colaborador do grupo, é parte essencial nesta jornada.
3. CONHECENDO A LGPD
LGPD é a sigla para “Lei Geral de Proteção de Dados”, foi aprovada pela Lei nº
13.709, de 14 de agosto de 2018 para elevar a proteção dos dados das pessoas físicas, em meios digitais ou físicos.
Esta lei começou a valer em setembro do ano de 2020, o que é uma longa história, e as penalidades específicas da Lei acima, que são pesadas, vale adiantar, começaram a valer agora em agosto de 2021.
Mas a LGPD se aplica a GSC?
Sim, e sobre isso não existe dúvida. A GSC trata dados pessoais de diretores, empregados, membros de empresas parceiras, consumidores, dentre outras hipóteses, e por isso deve se adequar à LGPD.
Ainda sobre orientações gerais queremos te falar que tratamento de dado é todo e qualquer contato que temos com informações de uma pessoa física, nunca dados de uma empresa, desde a coleta numa troca de mensagens, como um e-mail, por exemplo, até o descarte.
Portanto, o TIME está ciente que a GSC deve se ater aos detalhes e às políticas de gestão para entender como trafegam os dados sob nossa responsabilidade, que providências são adotadas para garantir que estes dados não vazem, não sejam acessados de forma deliberada, por pessoas desautorizadas, e quais políticas de privacidade são executadas.
3.1. Como a LGPD está sendo IMPLEMENTADA na GSC?
Esta é uma pergunta muito importante, talvez a mais importante para iniciarmos a nossa conversa.
A implementação da LGPD começou já há um bom tempo por aqui e envolveu e envolve uma série de ações específicas, valendo destacar nesse momento 5 (cinco) passos, que são os seguintes: CONSCIENTIZAÇÃO; MAPEAMENTO; CONFORMIDADE; TREINAMENTO + PARCERIAS; e, GESTÃO.
A partir destas ações, junto a consultores experts no assunto, a GSC vem estudando e refinando suas políticas, não apenas em termos de segurança da informação, proteção de dados e privacidade, mas também visando harmonizar com outras leis e normas aplicáveis nas diversas interações que integra.
3.2. Quem são os ATORES na LGPD?
Com a meta de simplificar seu claro entendimento sobre a LGPD, eis a seguir uma tabela com informações básicas sobre ATORES com alguns destaques para explicar a VOCÊ quem é o TITULAR DOS DADOS, o CONTROLADOR, OPERADOR e o DPO, DADO PESSOAL, DADO PESSOAL SENSÍVEL, BASES LEGAIS com alguns destaques para tratar do CONSENTIMENTO e do LEGÍTIMO INTERESSE, PRINCÍPIOS com destaques para os princípios da FINALIDADE e NECESSIDADE, COOKIES, e, por fim, TRATAMENTO.
Aqui vale registrar que este quadro está disponibilizado também nas POLÍTICAS DE PRIVACIDADE disponíveis no portal da GSC, com informações relevantes sobre as POLÍTICAS DE COOKIES também lançadas no portal, para dar publicidade ao mundo exterior sobre pontos pertinentes a terceiros e que podem ser divulgados abertamente.
3.2.1. Atores
Destaques: Titular dos Dados: O TITULAR DOS DADOS é a pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que serão tratados, ou seja, a pessoa física, nunca a pessoa jurídica.
VOCÊ, por exemplo, que visitou nossa política.
Controlador: O CONTROLADOR está na outra ponta, poder ser tanto uma pessoa
natural (física) quanto uma pessoa jurídica, seja empresa ou organização pública. Este “ator” tem a responsabilidade de tomar as decisões sobre o tratamento de dados, de liderar todas as coordenadas.
Operador: O OPERADOR, assim como o CONTROLADOR, pode ser também pessoa natural (física) ou jurídica, empresa ou organização pública. A diferença é que o OPERADOR está subordinado ao CONTROLADOR, e opera o tratamento em nome deste.
Encarregado de Dados (Data Protection Officer – DPO): DPO é a sigla para “Data Protection Officer”, que equivale a “Encarregado de Dados”. Este “ator” é a pessoa designada pelo CONTROLADOR para administrar o processo de tratamento, incluindo interações com as partes relacionadas. VOCÊ tomará conhecimento sobre vários perfis de DPO, contratado CLT, prestador de serviço, membro diretor…Na GSC temos nosso DPO designado e temos ainda um COMITÊ LGPD e uma assessoria especializada para elevar a qualidade de nossas políticas.
ANPD: ANPD é a sigla para Autoridade Nacional de Proteção de Dados, órgão da administração pública criada pela lei para implementá-la e para fiscalizar seu cumprimento.
3.2.2. Dado pessoal
O que é? Temos exemplo?
Entende-se por DADO PESSOAL qualquer informação que identifique uma pessoa natural (pessoa física), JAMAIS pessoa jurídica, e que apontamos como dados extrínsecos. Como exemplos citamos RG, CPF, e-mail, IP, Placa de um automóvel, dentre diversos outros.
3.2.3. Dado pessoal sensível
Entende-se por DADO PESSOAL SENSÍVEL os dados intrínsecos à pessoa, que podem desencadear condutas discriminatórias, ou até mesmo colocar em risco a integridade física ou psicológica do seu titular. Como exemplo podemos citar orientação sexual, convicção religiosa, política, filosófica ou moral, raça, etnia, filiação sindical, dados referentes à saúde, dados biométricos como digital, face, íris, dentre outros exemplos.
3.2.4. Princípios
O que são? Temos exemplos?:
Os PRINCÍPIOS se traduzem nas coordenadas que devem nortear o tratamento de dados, sempre pautados na boa-fé, e atentos a 10 princípios especiais previstos no artigo 6º da Lei nº 13.09-2018, a saber: FINALIDADE; ADEQUAÇÃO; NECESSIDADE; LIVRE ACESSO; QUALIDADE DOS DADOS; TRANSPARÊNCIA; SEGURANÇA; PREVENÇÃO; NÃO DISCRIMINAÇÃO; RESPONSABILIZAÇÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS.
Finalidade:
Sobre o princípio da FINALIDADE, este tem como meta garantir que o tratamento de dados será com propósitos legítimos, específicos, explícitos e informados ao Titular. A GSC avalia com a devida atenção as finalidades de suas operações para garantir sua conformidade com a lei. Como exemplo podemos citar as informações no site quanto a finalidade de cada coleta.
Necessidade:
O princípio da NECESSIDADE está ligado à limitação do tratamento ao mínimo necessário para atender às finalidades definidas. A GSC adota rigoroso cuidado com todos os princípios da lei, especialmente FINALIDADE e NECESSIDADE, para garantir o atendimento de suas operações, atento, inclusive, às BASES LEGAIS. Um exemplo para mostrar a VOCÊ este rigor VOCÊ vê ao transmitir uma mensagem para o nosso grupo através de nosso portal.
3.2.5. Bases legais
O que é? Temos exemplos?
As BASES LEGAIS são hipóteses previstas na Lei Geral de Proteção de Dados que autorizam o tratamento de dados pessoais. Estamos falando dos REQUISITOS da lei, tratados no art. 7º, da Lei nº 13.709-2018, onde estão elencadas 10 hipóteses que não são de livre escolha, mas que devem ser examinadas para saber qual se aplica e em qual situação. São as seguintes: CONSENTIMENTO; OBRIGAÇÃO LEGAL; POLÍTICAS PÚBLICAS; PESQUISAS; CONTRATO; PROVIDÊNCIA JUDICIAL; PROTEÇÃO À VIDA; LEGÍTIMO INTERESSE; e, PROTEÇÃO DO CRÉDITO.
Consentimento:
O CONSENTIMENTO é uma das hipóteses de base legal que autoriza o tratamento de dados pessoais. Para sua aplicação é fundamental que a manifestação do TITULAR DOS DADOS seja livre, informada e que não se tenha dúvidas quanto ao que se está aderindo, com o que se está concordando. A GSC avalia com rigoroso cuidado a sua aplicação e atende às suas premissas. Um exemplo VOCÊ pode checar na forma como o incluímos para envio de notícias, ofertas e informações. Lá, é esclarecida a finalidade, VOCÊ é alertado sobre as POLÍTICAS DE PRIVACIDADE, e só seguimos se VOCÊ nos der seu consentimento.
Legítimo interesse:
O LEGÍTIMO INTERESSE se refere a outra hipótese de base legal para tratamento de dados, uma das hipóteses mais difíceis de fundamentar. Para simplificar, esta hipótese é aplicável sempre que seja essencial para garantir um interesse genuíno, o cumprimento de uma obrigação, dentre outras situações. A GSC lida com muito zelo com todos as bases, especialmente esta, preocupada em deixar claro seu respeito a todas as partes relacionadas. Um exemplo VOCÊ verá nas interações geridas pela companhia junto a fornecedores, clientes e os próprios colaboradores da empresa, sempre respeitando os princípios norteadores da LGPD, como Finalidade e Necessidade.
3.2.6. Cokies
O que são? Temos exemplo?
Com certeza VOCÊ deve ter ouvido muito sobre COOKIES nos últimos tempos e justamente por isso sabe que são pequenos arquivos conectados com os navegadores e ou dispositivos que utilizamos para acessar um site, por exemplo, como celular ou tablet, utilizados para finalidades diversas, como, por exemplo, elevar a qualidade da experiência de navegação. Os COOKIES são muito importantes e podem ter diversas finalidades como já informado. Sem eles, a navegação em um site pode ser inexequível. A GSC utiliza alguns COOKIES necessários para roda o seu site de forma adequada, por exemplo. Acesse nossa POLÍTICA DE COOKIES e saiba exatamente o que aplicamos além das fundamentações que são claras e diretas. Nas referidas políticas dispomos inclusive de links para que saiba como promover a gestão dos cookies utilizados.
3.2.7. Tratamento
Como é? Temos exemplo?
Por TRATAMENTO entende-se todo o processo que envolva DADOS PESSOAIS, sensíveis ou não, desde a coleta da informação até o armazenamento, compartilhamento e descarte. Para cada ato existe uma série de providências importantes, e conforme o perfil do TITULAR dos dados as medidas podem ser ainda mais rigorosas, como no caso do tratamento de dados de menores de idade. GSC se atém a todos estes comandos para garantir conformidade à lei e absoluto respeito a VOCÊ, TITULAR DOS DADOS.
Aqui é importante registrar que a GSC se reserva o direito de revisar e aperfeiçoar suas políticas de privacidade periodicamente, para promover uma gestão ligada às melhores práticas, sempre.
1.1. A GSC promove COLETA de Dados Pessoais
Sim. Dificilmente VOCÊ irá se deparar com organização que não promova a coleta de dados pessoais. O ponto central é como esta coleta se dá, para qual ou quais finalidades, e qual o grau de transparência do agente ou agentes de tratamento, que são os atores apresentados à VOCÊ mais acima.
Além disso, o volume de dados tratados também irá variar de acordo com a natureza do negócio.
A GSC, como qualquer outra organização, naturalmente, firma uma série de
relacionamentos para promover suas operações, com diferentes partes como funcionários, sócios, diretores, fornecedores, consumidores e organizações públicas.
Nas diversas interações realizadas pela GSC há a troca de informações e, eventualmente, a coleta de dados pessoais sensíveis ou não, a depender dos objetivos e finalidades.
Para apresentar à VOCÊ os tipos de COLETA DE DADOS realizadas pela GSC, eis a
seguir as INTERAÇÕES, TIPOS DE DADOS COLETADOS, e NOTAS EXPLICATIVAS:
Funcionários As relações trabalhistas impõem a coleta de uma série de dados como nome, CPF, RG, CTPS, Atestado Médico, endereço, informações sobre dependentes, dentre diversos outros
Notas explicativas: A GSC dispõe um CÓDIGO, um TRATADO INTERNO, que orienta as melhores práticas pensando na proteção dos dados dos nossos funcionários, no respeito a sua privacidade e segurança da informação, e, claro, em garantir o mesmo em relação à todas as partes relacionadas.
Os funcionários da GSC assinam TERMOS DE CONFIDENCIALIDADE específicos,
sobre diferentes situações, além das minutas contratuais de trabalho já contemplarem apontamentos a respeito da LGPD.
Candidatos
O interesse por novos desafios também impulsiona a troca de dados como nome, e- mail, região onde reside, telefones, experiências acadêmicas e profissionais e
referências como certificações
Notas explicativas:
Antes de se tornarem funcionários os membros de nosso time foram candidatos a uma vaga, a uma oportunidade emprego, e este ato motiva a troca de dados e informações pessoais. A GSC coleta estas informações pelo canal e ou mediante convênios, oportunidade em que regulamenta as regras para assegurar o compartilhamento de informações necessárias para atendimento da finalidade definida.
O acesso a currículos pode se dar de outras formas, mediante indicação e acesso de um canal direto da GSC. Independentemente da forma de acesso, este decorrente do interesse do próprio TITULAR DOS DADOS em apresentar sua histórica profissional para concorrer a uma de nossas vagas, a GSC promove a análise no âmbito de suas áreas internas integrantes de alguma das empresas que compõe o grupo de empresas da GSC e, mantém o armazenamento do currículo pelo período máximo de 18 (dezoito) meses, para eventuais vagas no período, descartando-os de forma segura em datas pré-definidas, todos os anos. Portanto, não compartilhamos seu currículo sequer com eventuais parceiros que ofertem vagas, uma vez que existem empresas focadas neste propósito e o próprio TITULAR DE DADOS definirá os destinos e os conteúdos da sua apresentação curricular.
Diretores
Nas relações com a Diretoria, integrantes do quadro societário ou não, também há, naturalmente, a coleta de dados pessoais e dados pessoais sensíveis, como nome, RG, CPF, certidões como de estado civil, endereço, contatos pessoais, dados bancários, dentre outras informações.
Notas explicativas:
A coleta destas informações pode se dar em diferentes momentos e de várias formas, como em uma alteração societária, para fins de outorga de poderes por meio de procuração para determinados fins como representação em processos administrativos e judiciais, para ações de representação do grupo no Brasil ou no exterior, para fechamento de parcerias e contratos comerciais, dentre diversas outras hipóteses. A GSC trata estes dados internamente, com o importante suporte de equipes internas e de parceiros externos conforme cada caso, seguindo, em regra, bases legais como previsão legal, obrigação contratual e ou legítimo interesse, sempre empregando as melhores práticas de governança para garantir a segurança das informações, a proteção dos dados e a privacidade do TITULAR dos dados, mediante recursos tecnológicos e ajustes contratuais firmados junto aos funcionários da GSC e junto aos PARCEIROS e PRESTADORES DE SERVIÇOS.
Fornecedores
No relacionamento com os FORNECEDORES, igualmente, há o tratamento de dados, uma vez que estes são representados por pessoas naturais, físicas, que compartilham informações para viabilização de contratos, por exemplo, em baixo volume, vale frisar, mas que compreende dados pessoais e dados pessoais sensíveis como nome, RG, CPF, biometria, dentre outras informações conforme cada situação.
Notas explicativas:
A coleta destas informações pode se dar em diferentes momentos e de várias formas, como no ato da apresentação de uma proposta comercial, durante a discussão de um contrato ou na sua firmação, durante a execução do contrato, na abertura de chamados, ordens de serviços, atualizações cadastrais em virtude de mudanças em quadros dos FORNECEDORES, dentre diversas outras situações. A GSC trata estes dados internamente, com o importante suporte de equipes internas e de parceiros externos conforme cada caso, seguindo, em regra, bases legais como previsão legal, obrigação contratual e ou legítimo interesse, além de se ater aos princípios da LGPD, especialmente os da necessidade e finalidade, sempre empregando as melhores práticas de governança para garantir a segurança das informações, a proteção dos dados e a privacidade do TITULAR dos dados, mediante recursos tecnológicos e ajustes contratuais firmados junto aos funcionários da GSC e junto aos PARCEIROS e PRESTADORES DE SERVIÇOS.
Consumidores:
As relações promovidas pela GSC são as chamadas relações “B2C” (Business to consumer), e em ambos os cenários existe a coleta e tratamento de dados pessoais, comuns e sensíveis, como nome, RG, CPF, contatos, biometria e fotos em documentos pessoais, dentre outras informações.
Notas explicativas:
A coleta destas informações pode se dar em diferentes momentos e de várias formas, como no ato de uma venda, durante a discussão de um contrato ou na sua firmação, durante a execução do contrato, durante pedidos de novas remessas, atualizações cadastrais em virtude de mudanças nos quadros dos CLIENTES CONSUMIDORES, dentre diversas outras situações. A GSC trata estes dados internamente, com o importante suporte de equipes internas e de parceiros externos conforme cada caso, seguindo, em regra, bases legais como previsão legal, obrigação contratual e ou legítimo interesse, além de se ater aos princípios da LGPD, especialmente os da necessidade e finalidade, sempre empregando as melhores práticas de governança para garantir a segurança das informações, a proteção dos dados e a privacidade do TITULAR dos dados, mediante recursos tecnológicos e ajustes contratuais firmados junto aos funcionários da GSC e junto aos PARCEIROS e PRESTADORES DE SERVIÇOS.
Partes relacionadas
A GSC interage com uma série de PARTES RELACIONADAS, como órgãos do
Governo, entidades de classe, candidatos a vagas de emprego, dentre outras, e em cada uma dessas e outras interações há tratamento de dados pessoais, em graus diferentes, e por razões distintas, envolvendo dados pessoais e às vezes dados pessoais sensíveis, como no caso de abertura de vagas de emprego, por exemplo.
Notas explicativas:
A coleta destas informações pode se dar em diferentes momentos e de várias formas, como durante um processo seletivo, em que a GSC coleta dados pessoais e dados pessoais sensíveis por meio de suas operadoras especializadas em processos desta natureza, em conformidade com a LGPD e com clara política de tratamento. Existem outras situações junto a outras PARTES RELACIONADAS que em regra não envolve o tratamento de dados pessoais, mas caso se faça necessário seguem as mesmas cautelas, ou seja, com tratamento destes dados internamente, com o importante suporte de equipes internas e de parceiros externos conforme cada caso, seguindo, em regra, bases legais como previsão legal, obrigação contratual e ou legítimo interesse, além de se ater aos princípios da LGPD, especialmente os da necessidade e finalidade, sempre empregando as melhores práticas de governança para garantir a segurança das informações, a proteção dos dados e a privacidade do TITULAR dos dados, mediante recursos tecnológicos e ajustes contratuais firmados junto aos funcionários da GSC e junto aos PARCEIROS e PRESTADORES DE SERVIÇOS.
1.2. Como a GSC trata os dados captados por sistemas de segurança?
Primordialmente, é preciso esclarecer que as soluções de segurança oferecidas pela GSC coletam dados pessoais sensíveis ou não, baseados nas diretrizes contratuais e no legítimo interesse, com a exclusiva finalidade de atender aos objetivos estabelecidos em contrato, JAMAIS utilizando-os para outros fins.
O armazenamento tem periodicidade de acordo com o pactuado em contrato e ou para salvaguardar direitos legítimos, para então serem descartados de forma segura.
1.3. A GSC utiliza sites e ou aplicativos de terceiros?
Esta é uma possibilidade comum como VOCÊ certamente sabe, especialmente numa era de integração de sistemas, de acelerado desenvolvimento da Internet das Coisas (IoT), e que estamos nos aperfeiçoando constantemente.
Logo, em situações específicas é possível que a GSC utilize sim sites e aplicativos de terceiros para atingir seus objetivos, sem renunciar aos cuidados traçados em suas políticas de proteção de dados, segurança da informação e privacidade.
Um exemplo dessa aplicação é o uso de provedores de serviços e a integração de redes sociais, dentre diversos outros.
1.4. A GSC utiliza DADOS DE MENORES de idade?
Sim, em situações específicas. Na qualidade de empregadora a GSC capta dados de menores de idade a partir de diferentes bases legais, especialmente a “legal”, ou seja, em razão de comandos previstos em lei para dar efetividade a programas de benefícios alcançáveis por dependentes dos(as) colaboradores(as), por exemplo.
Ao tratamento de dados de menores de idade a GSC dedica rigoroso cuidado, prevendo processos para as devidas habilitações por meio dos respectivos responsáveis legais, além de amplo acesso e eventuais questionamentos.
Em determinadas operações junto aos consumidores finais para consecução do contrato e entrega dos serviços de controle de acesso, videomonitoramento e outros também pode haver o tratamento de dados de menores de idade fundado no legítimo interesse e sem prejuízo de todos os cuidados em termos de proteção e tratamento.
1.5. Me explica sobre a SEGURANÇA dos Dados Pessoais?
A GSC promove uma série de medidas preventivas para garantir a segurança da
informação, a privacidade e a inviolabilidade dos dados sob seus cuidados.
Essas medidas se traduzem na implementando de soluções e medidas técnicas de segurança apropriadas para garantir a confidencialidade, integridade e inviolabilidade dos dados, tais como antivírus, firewall, proteção de rede, encriptação e outras medidas técnicas e de processos minimamente compatíveis com os padrões internacionais e ao uso de boas práticas de mercado, medidas de segurança apropriadas aos riscos, como contra destruição acidental ou ilegal ou perda acidental, alteração, divulgação ou acesso.
Nós temos um time especializado nessas questões e que está à disposição para prestar os esclarecimentos devidos, ou mesmo para esclarecer outras dúvidas relacionadas.
1.9. Quais os CANAIS para tratar sobre o assunto junto a GSC?
Estes atendimentos são realizados exclusivamente por meios remotos, digitais. Então VOCÊ pode enviar um e-mail para privacidade@gscseguranca.com.br.
1.10. Qual o PRAZO para os esclarecimentos dos Titulares de Dados?
Retornaremos sua demanda dentro do prazo de 15 (quinze) dias úteis.
Aqui é importante registrar que a GSC, como empresa que promove relações comerciais e de consumo, disponibiliza canais para diálogo com qualquer parte interessada, o fazendo com o devido zelo e segurança nos termos da legislação, e vem monitorando e implementando suas políticas considerando o desenvolvimento das regras em geral.
Portanto, este prazo pode ser reduzido, como ocorre na maior parte dos casos, ou,
excepcionalmente, pode ser ampliado em virtude do caso concreto. Nesta última hipótese VOCÊ será avisado.
1.11. Informações gerais e ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Conforme esclarecido, constantemente promovemos melhorias em nossas Políticas de Privacidade e Tratamento de Dados de modo que o alertamos desde já para revisitar periodicamente nossos canais que sempre indicarão a última versão em vigor.
A GSC promove, constantemente, melhorias nos seus procedimentos, razão pela qual se reserva no direito de modificar a presente Política de Privacidade e Tratamento de Dados a qualquer tempo, mantendo-a atualizada no seu portal www.gscseguranca.com.br.
Nesse sentido, os USUÁRIOS ficam cientes da importância de revisitação periódica ao portal para certificar a política vigente, sem prejuízo dos alertas e comunicados que poderão ser promovidos pela GSC em seus canais oficiais para alertas sobre suas políticas.
1.12. Quais os CONTATOS do DPO da GSC?
Nosso “Data Protection Officer”, (DPO), ou, simplesmente, Encarregado de Dados, é o(a) Diretor(a) CRISTIANE YAZIGI, e o contato para tratar do tema POLÍTICAS DE
PRIVACIDADE é privacidade@gscseguranca.com.br.
A GSC conta com um COMITÊ LGPD e assessoria especializada para atender demandas desta natureza, as quais são respondidas no prazo de 15 (quinze) dias úteis, ou, conforme o tema, em prazo específico, sempre com ampla transparência e absoluto respeito às leis.
1.13. Como promover a CONSCIENTIZAÇÃO da GSC?
De início, é preciso reiterar que a GSC promove workshops sobre o tema LGPD. Esta é apenas uma ação pertinente ao processo de conscientização.
Várias outras ações foram e são promovidas como, por exemplo, a construção da presente política e, claro, seu refinamento periódico, o que se fará necessário, sem a menor dúvida, uma vez que a ANPD, autoridade responsável pela fiscalização do tema, segue estudando a legislação para editar normas regulamentadoras, o que está sendo monitorado pela GSC.
De sua parte precisamos que siga consultando as políticas vigentes, interaja com as partes relacionadas para eventuais esclarecimentos de dúvidas, e que siga comprometido com as melhores práticas, tal como firmado em contrato.
Ainda, junto aos membros da empresa são firmados instrumentos de CONTRATO DE TRABALHO prevendo políticas de privacidade, além de TERMO DE CIÊNCIA E
RESPONSABILIDADE SOBRE AS POLÍTICAS DE PRIVACIDADE E CONFIDENCIALIDADE, o que também se dá em relação à parceiros da organização.
2. CONCLUSÃO E RECOMENDAÇÕES DA GSC
Estas são as POLÍTICAS DE PRIVACIDADE, estruturadas para orientar uma série de
situações relevantes para a GSC. Aqui VOCÊ conheceu as linhas gerais, pois, conforme mencionado, existem uma série de providências complementares aplicadas pela GSC para o adequado tratamento dos dados pessoais sob a responsabilidade da organização.
Assim como outras regras desenhadas pela GSC em conformidade com a legislação vigente as aqui estabelecidas também estão sujeitas a atualizações periódicas.
Ademais, registramos que o TIME da GSC segue altamente comprometido com as melhores práticas, melhores resultados e com a boa-fé em sua conduta, o que nos deixa muito mais confiantes e seguros em qualquer processo de atualização.
Por isso, nossa GRATIDÃO aos CLIENTES e PARCEIROS pela CONFIANÇA! Vamos emfrente.
CRISTIANE YAZIGI
Encarregada de Dados (D.P.O.)