Os benefícios do uso de câmera de monitoramento em escolas

De acordo com estudos recentes realizados pelo MEC através do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) na Avaliação Nacional de Rendimento Escolar, ocorreram mais de 22 mil casos de furtos e mais de 8 mil transgressões com risco de vida em 2019.

Ambientes escolares são amplos, cheios e bastante movimentados. Esse contexto propicia diversos comportamentos que geram insegurança e dificultam muito o controle de tais ações. A partir do momento em que temos a real dimensão dos riscos, conseguimos nos proteger com mais eficácia.

O ambiente escolar é um dos ambientes mais preciosos. Milhares de crianças e adolescentes precisam contar com o máximo de segurança possível pelo cuidado e responsabilidade com suas vidas que a escola tem. Os professores e funcionários merecem contar com a mesma segurança para continuarem a exercer seus papéis tão cruciais com tranquilidade. 

Tudo deve funcionar com maestria. Incluir um sistema completo com câmeras e alarmes é garantir o funcionamento pleno da escola.

Conheça alguns dos benefícios:

Efeito psicológico
Dificilmente uma pessoa mal-intencionada, dentro ou fora da escola, não se intimidará com um conjunto de câmeras bem posicionadas. Afinal, quem quer agir errado não quer ser visto ou identificado por ninguém.
Sabemos que, apesar de todas as campanhas de conscientização presentes no ambiente escolar, algumas pessoas podem praticar bullying, agressões físicas ou uso de substâncias impróprias para o local ou, até mesmo, ilícitas. As câmeras também coíbem tais intenções, mantendo o ambiente saudável e harmônico.

Registros:
Eventualmente, mesmo com a presença da vigilância, algum incidente mais grave pode ocorrer e as câmeras trazem a vantagem de guardar provas irrefutáveis para a solução de alguma infração criminal.
Em casos como esse, o acesso às imagens garante o andamento mais rápido de investigações, resultados mais certeiros e redução de reincidências e problemas para a direção da escola ou danos para os alunos.

A lei abarca os tipos de provas produzidas por câmeras de vigilância desde que todos os funcionários, alunos e pais de alunos saibam da existência delas e que elas não registrem ambientes reservados, como banheiros e vestiários.

Maior controle interno e externo
Como já foi dito, as câmeras precisam ser instaladas de forma estratégica e isso inclui acessos externos, como portões de entrada e saída. Voltadas para a rua podem registrar movimentações estranhas ou presenças suspeitas, como alguém que está sempre por perto sem ter vínculo nenhum com algum estudante ou colaborador.
Como os registros ficam armazenados, podem ser acessados, analisados e comparados de forma que uma identificação possa ser feita para a equipe de segurança intervir afastando qualquer risco em potencial.
Quanto ao ambiente interno da escola, as crianças e adolescentes estarão muito mais protegidos, tanto em relação a sua integridade física quanto aos seus pertences, podendo sempre recorrer às gravações para denunciar alguma situação à diretoria.

Segurança patrimonial
Outro benefício é a segurança do patrimônio em si. Toda a estrutura da escola fica mais protegida com o sistema de vigilância por câmeras. Equipamentos, carteiras escolares, janelas, portas e todos os elementos da infraestrutura escolar ficam menos expostos a vandalismos e furtos.

Entre em contato com nossa consultoria e solicite uma proposta: gsc@gscseguranca.com.br 

Central 24h: (11) 5070-5858 

Cadastre-se para receber nossas atualizações.

Eu respeito a sua privacidade e nunca envio spam.