A manutenção preventiva tem como objetivo minimizar o aparecimento de falhas de equipamentos de segurança e prevenir quebras.
Além disso, é um serviço realizado em intervalos previamente determinados que visa aumentar a vida útil do equipamento para o seu bom funcionamento.
Continue lendo o artigo para entender a importância e os benefícios do serviço de manutenção preventiva nos equipamentos de segurança eletrônica.
Por quê contratar o serviço de manutenção preventiva?
A manutenção preventiva é aquela que previne quebras por desgastes e diagnostica defeitos (no presente e no futuro).
Nele, o técnico verifica o desempenho e funcionalidades do equipamento, realiza testes e analisa as condições gerais.
As situações mais comuns que podem comprometer a boa funcionalidade do equipamento, são por umidade, sujeiras, insetos, roedores, gordura, poluição, calor, chuva, vento, vandalismo, mau uso, alteração elétrica, etc.
Segundo uma pesquisa realizada pela Alberdeen Research, aderindo o serviço de manutenção preventiva, reduz em 18% os custos operacionais e 16% de despesas administrativas de uma empresa.
Benefícios do serviço
- Empréstimo de equipamentos: equipamentos danificados são substituídos enquanto o conserto está em andamento.
- Redução de gastos: o serviço está presente na mensalidade fixa e evita custo a parte.
- Frequência: a manutenção acontece com periodicidade, mensal por exemplo, dessa forma a empresa tem um compromisso formalizado.
O que é manutenção corretiva?
A manutenção corretiva visa consertar equipamentos ou cabeamento com defeitos. Desta forma, ela busca restaurar o desempenho dos dispositivos por meio de intervenções técnicas, após o equipamento ou cabeamento apresentar falhas.
Portanto, quando o equipamento quebra, a manutenção designada é a corretiva. Nesse caso o conserto precisa ser solicitado a parte.
Por fim, a manutenção corretiva integra visita técnica por chamado, ou seja, quando o equipamento está com uma urgência de reparo.
Entre em contato com a GSC e saiba mais sobre serviços inclusos na manutenção preventiva e corretiva para garantir um bom funcionamento nos equipamentos de segurança eletrônica.