Depois de um ano de pandemia e restrições impostas pela COVID-19 no país, empresas de tecnologias aumentaram os meios de utilizar a Inteligência Artificial e fazer com que possam evitar aglomerações em estabelecimentos, indústrias, empresas, condomínios, etc.
A tecnologia, nesse último ano, teve um avanço significativo para conter o máximo do novo vírus, com o intuito de oferecer mais segurança às pessoas.
Visto isso, quando combinados a segurança eletrônica e inovação, soluções de alerta aglomerações e distanciamento social busca conter o máximo de contágio entre as pessoas.
Continue lendo o artigo para saber como a segurança eletrônica pode evitar aglomerações dentro de estabelecimentos.
Saiba como a tecnologia pode ajudar a combater o coronavírus
Como evitar aglomerações em estabelecimentos?
Diante desse novo cenário, é preciso monitorar a quantidade de pessoas dentro de um local para evitar aglomerações e minimizar a transmissão do novo coronavírus.
No mercado, a solução de alerta aglomeração tem o intuito de proteger pessoas em estabelecimentos comerciais, empresas, condomínios e demais segmentos.
Portanto, entenda como os equipamentos de segurança eletrônica podem te ajudar a evitar aglomerações:
Contagem de pessoas dentro de um local
A câmera com algoritmos de análise de vídeo é instalada na entrada de estabelecimentos e reconhece pessoas por seus atributos.
Ela realiza a contagem de entrada e saída do local, eliminando contagens baseadas apenas no tamanho dos objetos que cruzam uma linha virtual.
Também há a limitação de quantidade de pessoas dentro de um local específico e possui um software que mapeia uma área e determina a quantidade permitida.
Portanto, é precisa na contagem e o monitor visível ao cliente indica se pode entrar ou deve esperar. Também é possível visualizar no monitor a quantidade de pessoas que estão dentro daquele local.
Além disso, é possível programar a quantidade de pessoas que é considerado uma aglomeração em uma área.
Linha Virtual em balcões de atendimento
O recurso da câmera determina uma linha virtual que fica no limite do cliente e onde poderá chegar. Ou seja, caso ultrapasse a linha, o alerta é gerado no local.
Essa solução é segura mantendo o distanciamento social entre o cliente e funcionário.
Mapeamento de lugares
A câmera define quais áreas podem ocupar e quais devem ficar desocupados, a fim de manter o distanciamento social adequado.
Contudo, havendo ocupação do local não permitido, o sistema emitirá um alerta sonoro e notificará os responsáveis.
Distanciamento social para evitar aglomerações
A distância mínima entre uma pessoa e outra no local é estabelecida, criando um círculo virtual que alerta caso seja desrespeitado.
Ou seja, a câmera é instalada em um lugar estratégico capaz de gerenciar o cumprimento da distância.
Monitoramento de filas
O gerenciamento de filas realiza a contagem de pessoas e ajuda a entender o comportamento do consumidor.
Nesse sentido, a tecnologia ajuda os responsáveis a tomarem uma decisão para solucionar a situação.
Outras tecnologias para evitar aglomerações
Assim, soluções como a da câmera que realiza a medição da temperatura corporal e da utilização adequada da máscara de proteção, ajudam estabelecimentos a conter a transmissão do vírus.
Portanto, a febre é um dos principais sintomas do novo coronavírus e pode identificar pessoas com a temperatura elevada, evitando a entrada do indivíduo no local.