A tecnologia a favor da segurança das escolas 

A questão da segurança em ambientes escolares está se tornando uma pauta cada vez mais relevante nas discussões entre as pessoas. Garantir a segurança dos alunos dentro das escolas é uma preocupação crescente de pais, professores e diretores e é fundamental para criar um ambiente propício para a aprendizagem e bem-estar.  

A tecnologia tem se mostrado uma grande aliada na implementação de medidas de segurança que podem proteger as escolas e seus ocupantes. Episódios recentes ocorridos em escolas levantaram novamente a discussão de se reforçar a o esquema de segurança e utilizar novas ferramentas. Selecionamos algumas soluções que vão ajudar as escolas a se tornarem mais seguras. Confira:  

  • Vídeo analítico: é uma tecnologia que é capaz de detectar e identificar eventos que possam estar quebrando padrões. Nesta ferramenta, é possível ensinar o sistema como um corpo humano se parece para que ele possa identificar e identificar possíveis invasores. A análise é feita somente nos elementos desejados, ou seja, ele não vai disparar com a entrada de animais, por exemplo, somente com humanos com comportamento suspeito.  
  • Botão do pânico: pode ser utilizado de diversas maneiras dentro de uma escola, podendo ser instalado em diversos locais, próximos de pessoas que serão as responsáveis por aquele botão. Ele possibilita a chamada por socorro de modo silencioso, pois o botão de pânico não emite nenhum tipo de som quando acionado, oferecendo maior segurança e não chama a atenção do intruso.   
  • Controle de acesso: também é possível instalar outras ferramentas para servir de suporte para o circuito de câmeras de vigilância interna.  

Sistemas de reconhecimento facial e controles de acesso também podem ser interessantes de serem inseridas.  

Além disso, é preciso adotar também medidas de segurança física como cercas, barreiras de entrada e saída, instalação de catracas, detectores de metais, que podem ajudar a inibir ações de invasões com objetos perigosos.  

Mesmo com o uso da tecnologia, pode ser feito também um treinamento com professores e responsáveis para criar um plano de emergência para que seja possível prevenir acidentes, incluindo procedimentos de evacuação, abrigo e respostas a ameaças.  

É sempre importante manter a comunicação aberta com os pais e alunos sobre as medidas tomadas para que todos possam construir um sistema de segurança que consiga atender todos os alunos e professores.  

Ente em contato conosco para conhecer todas as soluções para escolas.  

Acesse o nosso site: https://gscseguranca.com.br/ 

Cadastre-se para receber nossas atualizações.

Eu respeito a sua privacidade e nunca envio spam.