Alguns dos momentos em que mais nos encontramos em situações vulneráveis acontecem no trânsito. Ao interagir com motoristas e pedestres, acidentes são apenas uma parcela do perigo.
Confira as dicas da GSC para sua segurança no trânsito:
1. Janelas e portas travadas
Habitue-se a dirigir com os vidros fechados e portas travadas, principalmente durante as paradas.
2. Carros suspeitos
Se desconfiar que está sendo seguido por outro carro, procure agir com naturalidade, evite áreas residenciais, áreas isoladas, vias de pouca circulação de veículos e mal iluminadas. Dirija-se ao posto policial mais próximo ou então centros comerciais ou postos de gasolina e peça ajuda.
3. Ações suspeitas
Desconfie de pequenas batidas em seu carro, especialmente se pareceu intencional. Nesse caso, não pare, especialmente à noite, em locais isolados, mail iluminação e de pequena circulação de veículos. Sinalize para que as pessoas envolvidas te acompanhem ao posto policial mais próximo para que possam agir de forma segura.
4. Adesivos no carro
Evite colocar em seu veículo adesivos que possam identificar sua condição social e outras características pessoais, como adesivos de clubes, condomínios ou academia.
5. Combustível
Sempre se certifique que seu automóvel possui combustível suficiente para sua viagem, evitando assim ficar parado em locais arriscados.
6. Problemas mecânicos
Caso tenha problemas com seu veículo, evite parar na rua. Pare preferencialmente em postos de gasolina, estacionamentos, oficinas ou postos policiais.
7. Furto/roubo
Se o seu veículo for furtado ou roubado, não tente procurá-lo, ligue para o telefone 190 e forneça todas as informações possíveis, como características dos assaltantes, armas usadas no assalto, rumo tomado e características do seu veículo. Registre o ocorrido na delegacia mais próxima. Não reaja.
Para a prevenção de roubos e furtos a GSC disponibiliza a tecnologia de rastreamento. Entre em contato e solicite um orçamento, clique aqui.
8. Não reaja
Se observar que o seu carro está sendo furtado, não intervenha sozinho. Normalmente, o ladrão age armado e pode ter um colega por perto para ajudar nessas situações.
Lembre-se: sempre coloque sua segurança e a segurança de seus familiares e amigos em primeiro lugar. Esteja sempre alerta e não reaja.