5G no agronegócio: quais problemas a tecnologia pode minimizar nas propriedades rurais?

O Brasil é um dos maiores produtores agrícolas do mundo, mas a falta de conectividade ainda impede a aplicação de tecnologias e prejudica o avanço da competitividade no mercado mundial. A implementação do 5G no agronegócio poderá minimizar diversos problemas que os produtores rurais enfrentam e aumentar a produtividade. Entre eles, podemos citar:

Falta de segurança: um dos principais desafios no campo sem a conectividade é a segurança. Com uma conexão 5G, monitorar a fazenda se torna uma tarefa mais fácil. Isso porque as câmeras e os drones conseguem processar e enviar a informação com mais velocidade e, assim, diminuir a incidência de furtos de defensivos, insumos, animais, maquinários, dentre outros; 

Má gestão dos processos: o produtor rural que não tem conexão à internet também pode enfrentar dificuldades para gerir os processos na propriedade. Por exemplo, sem conexão, os maquinários e demais equipamentos que demandam telemetria ou inteligência artificial não terão seu máximo potencial explorado, tornando as operações menos autônomas e inviabilizando a utilização de tecnologias revolucionárias; 

Desperdícios na produção: a tecnologia também consegue reduzir desperdícios na produção por vários motivos. Entre eles, é possível destacar a maior capacidade de acompanhar as variáveis do ambiente que impactam na produção, como chuva, temperatura, umidade e radiação solar, por gerenciamento e processamento de dados. A conexão ainda permite o uso mais eficiente dos maquinários, preservando os produtos agrícolas na hora da colheita e  o uso racional e controlado de defensivos, diminuindo os cursos financeiros e ambientais. 

O 5G no agronegócio, com a sua capacidade de alta velocidade de transmissão de dados e baixa latência, terá um papel fundamental para alcançarmos a Agricultura Inteligente. 

Cadastre-se para receber nossas atualizações.

Eu respeito a sua privacidade e nunca envio spam.