A segurança pessoal é um conjunto de ações preventivas contra sequestros, assaltos, extorsões e outras formas de violência urbana.
Com o crescimento de assaltos nas cidades, nem sempre é possível sentir-se seguro em lugares frequentados.
Continue lendo e confira as 5 dicas de segurança pessoal para você praticar e minimizar os riscos do dia-a-dia:
1. Evite ruas escuras e desertas
Tanto para estacionar quanto para caminhar, locais escuros ou desertos tende a facilitar ações dos assaltantes ou sequestradores.
Procure andar em ruas movimentadas e bem iluminadas como prevenção. Ter sempre outras pessoas ao redor, pode afastar o suspeito.
2. Evite mexer no celular em ruas
Enquanto estiver caminhando pelas ruas, evite mexer no celular. Além de tirar sua atenção, pode atrair assaltantes.
O ideal é guardar o aparelho na bolsa ou mochila enquanto estiver nas ruas e, só tirá-lo quando chegar em um local seguro.
3. Sempre olhe ao seu redor
Ouvir música, mexer no celular e conversar com alguém enquanto estiver caminhando na rua, pode tirar sua atenção e impedir você de saber o que está acontecendo ao redor.
A ideia é que observe tudo e todos, cultive o hábito de olhar ao redor para identificar uma ação suspeita a tempo e entrar em algum estabelecimento como refúgio.
4. Evite andar com muito dinheiro
Caso tenha acabado de sacar o dinheiro no banco, procure olhar ao redor quando for sair, certificando-se que não está sendo seguido.
Procure distribuir o dinheiro em diferentes bolsos, para que quando ocorra o assalto, seja entregue uma parte do dinheiro e você tenha menos prejuízo.
Tente andar só com cartão, porque você pode cancelar ele a qualquer momento.
5. Nunca reaja a assaltos
Policiais e especialistas em segurança, afirmam que não reagir a um assalto é a atitude mais adequada no momento.
Tente manter a calma e, se possível, informe ao assaltante antes o que você vai fazer.
Além dessas 5 dicas, há diversas ações preventivas de segurança pessoal a serem usadas nos dias de hoje. Para saber mais sobre como ter um serviço de segurança pessoal com a GSC, clique aqui e conheça!