Manter a segurança em lojas e comércio de varejo

Como manter a segurança em lojas e comércio de varejo

Existe um desafio enorme em manter a segurança em lojas e comércio de varejo, os riscos existentes envolvem as pequenas e as grandes redes. Para manter a integridade das pessoas e a prevenção de perdas e danos, será abordado o tema da segurança nas lojas de varejo.

Alguns fatores estruturais e operacionais influenciam nos níveis de vulnerabilidade e segurança, fatores externos, internos e operacionais são considerados estratégicos para prevenir perdas e garantir o maior aproveitamento do espaço da loja.

Compreenda os fatores:

Fatores externos

A começar com a localização, antes mesmo de abrir uma loja é importante ter conhecimento do histórico de ocorrências no imóvel e na região. Conhecer o bairro, a qualidade dos serviços públicos, a frequência da presença policial, etc. Essas informações são preciosas para embasa a decisão de abrir ou mover um comércio para determinado local.

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Fatores internos  

O layout do ambiente da loja precisa ser bem definido, para que contribua com a organização e a segurança do espaço. Um bom layout é aquele que tem fluidez, organiza o fluxo de clientes e os aproxima das mercadorias, deve oferecer boa visibilidade para evitar a facilitação de furtos em pontos cegos.

Os móveis também podem contribuir, mobília e expositores planejados oferecem boa visibilidade para o controle das mercadorias e para o cliente.

O sistema de segurança eletrônica automatizado é a solução mais indicada para o monitoramento das áreas em pontos estratégicos de uma loja. Existem vários dispositivos que podem ajudar na estrutura da segurança eletrônica comercial, os mais utilizados são alarmes de intrusão e câmeras (antigamente o sistema de CFTV era utilizado, hoje soluções mais modernas que integram câmeras especiais, alarme de intrusão monitorado, monitoramento 24h e botão de pânico, são alternativas mais procuradas e eficazes).

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Fatores operacionais

Fazem referência às rotinas de trabalho e gerenciamento de mercadorias; gestão de estoque, trocas, procedimento de devoluções, prevenção de rupturas (quando o produto está no estoque, mas no momento da venda não é encontrado, o que pode resultar em vencimento do prazo de validade), etc.

Esses fatores podem ser controlados por meio de melhorias em processo e segurança eletrônica. O monitoramento das tarefas rotineiras, por meio de um sistema de segurança eletrônica, auxilia no cumprimento de normas de segurança e condutas internas, contribui para o bem-estar das pessoas (funcionários) e para a saúde financeira da empresa.

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Fonte: http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/0fa5ab044b317b929483578c9100d 349/$File/SP_prevencaodeperdasnovarejo_16.pdf

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