Riscos para a pessoa idosa
A segurança da pessoa idosa é uma preocupação recorrente de familiares e pessoas que convivem com um idoso, isso porque a atenção e cuidados para evitar acidentes devem ser constantes
Para a pessoa idosa, um acidente doméstico pode resultar em graves complicações para a saúde, então devem ser evitados ao máximo.
Para neutralizar os riscos à segurança, foram aqui compiladas dicas e precauções úteis para prevenir e atuar mediante situações de emergência.
Confira abaixo as dicas do Ministério da Saúde:
Dicas: pequenas adaptações para minimizar riscos
“Um dos locais da casa que mais gera acidente é o banheiro. O piso escorregadio pode ser facilmente corrigido com tapetes antiderrapantes, geralmente de borracha e grudados no chão.
Tanto dentro do box, como ao lado do vaso sanitário é importante instalar barras sólidas de apoio para auxiliar nos movimentos e dar mais segurança no caminhar.”
Clarear ambientes
“Outra preocupação recorrente em todos os cômodos deve ser a iluminação. Andar no escuro é perigoso em qualquer idade.
Uma solução prática e de fácil obtenção são abajures que se ligam apenas com um toque. Assim, o idoso não precisa caminhar até o interruptor para ligar a luz.”
Evitar os escorregões
“Tapetes soltos, como passadeiras, também podem ser um obstáculo perigoso. O ideal é deixar o caminho inteiramente livre.
Escadas devem ter corrimão dos dois lados, e se o revestimento for mais escorregadio, instalar fitas antiderrapantes, de cor contrastante com degrau, para ajudar a visão a estabelecer os limites.”
Prevenir machucados
“Móveis com pontas arredondadas previnem machucados ao se esbarrar e os itens de uso recorrente devem sempre estar ao alcance das mãos, para evitar o uso de banquinhos e escadas.”
Utilizar a tecnologia para emergências
Mesmo com precauções, os riscos existem, por isso desenvolveu-se uma tecnologia voltada para o bem-estar do idoso por meio da segurança eletrônica.
Monisenior, é uma solução adaptável e portátil, um botão que pode ser utilizado na forma de relógio e colar, que permite o idoso alertar as pessoas de sua confiança sobre uma emergência de saúde.
Essa tecnologia atua em tempo real, e avisa o fato, também, a uma equipe de monitoramento, preparada para acionar a emergência 24h por dia.
Mais segurança Pública em São Paulo com o City Câmeras – Leia o artigo aqui.
Uma solução que visa o socorro ágil e a segurança do idoso.
Para saber mais e solicitar um orçamento, contate a GSC, somos especialistas em Monisenior.
Fonte: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/570-destaques/34307-seguranca-da-pessoa-idosa