O sistema 5G abre um leque de oportunidades em setores que vão desde o varejo até a segurança no Brasil. É uma rede limpa e confiável, uma vez que abre espaço para novos caminhos com relação à segurança digital com maior transparência nos dados e maior volume de acesso às informações.
Veja as mudanças que são analisadas neste avanço tecnológico:
1- Novas arquiteturas tecnológicas
O primeiro impacto do 5G na segurança eletrônica é a abertura de novas arquiteturas tecnológicas. Internet das coisas (IoT – Internet of Things).
Entenda, a internet das coisas trata de uma interação entre o cotidiano e a internet. Se baseia em uma rede onde há maior conexão com objetos do que com pessoas. Nesta medida, apresenta-se como uma evolução para a construção de cidades inteligentes e sociedades mais favoráveis à interconexão via transmissão de dados.
A estratégia é eliminar a necessidade de transferência de dados para nuvens, baseando-se na quantidade de grandes volumes que o 5G se propõe a reter.
2- Mudanças no cotidiano
As mudanças no cotidiano são, sem dúvida, um dos impactos do 5G na segurança eletrônica. Embora o 4G tenha nos apresentado uma imensa capacidade de transmissão de dados, as experiências com dispositivos inteligentes no país ainda são consideradas vagas. Isso pode ser explicado na medida em que os sistemas de dados móveis são precários em diversas regiões e com custo alto para manutenção.
Dito isso, o 5G pretende trazer uma nova consideração, onde os dispositivos tecnológicos ficarão integrados em algum momento.
3- Maior volume de informações com respostas rápidas
Outro impacto do 5G na segurança eletrônica é a acessibilidade. A quinta geração de internet móvel pretende romper com aquilo que foi apresentado pelo 4G como limitação.
Dessa forma, o maior volume de informações com respostas rápidas provém do funcionamento simultâneo de dispositivos integrados com a transferência de dados.
Busca-se uma conectividade em massa para ampliar a capacidade de banda larga e prestar serviço de eficiência ao usuário. Um dos resultados dessa equação é o crescente avanço da Inteligência Artificial (IA) na segurança.
4- Maior capacidade para vigilância e monitoramento
Como dissemos, o 5G permite a integração de sistemas com um maior contingente para retenção de informações. Essa transformação digital permite que diferentes equipamentos executem funções sem provocar lentidão ou problemas relativos ao armazenamento de dados.
A viabilização de recursos para vigilância e monitoramento está entre os impactos do 5G na segurança eletrônica.