alarme de incêndio

Detecção e alarme de incêndio: Qual a sua importância em patrimônios?

O sistema de detecção e alarme de incêndio é a melhor forma de prevenção para combater incêndios em patrimônios e oferecer bem estar de clientes, funcionários e visitantes no local.

O avanço tecnológico também impactou os equipamentos de detecção e alarme de incêndio, priorizando a segurança e oferecendo um resultado mais eficiente.

Dessa forma, o sistema de detecção e alarme de incêndio instalados em patrimônios buscam detectar, através de detectores de fumaça, o principio de incêndio e alertar no próprio local e para central de monitoramento.

Continue lendo o artigo para entender qual a importância e como funciona um sistema de  detecção e alarme de incêndio:

 

Qual a importância em ter um sistema de prevenção e detecção e alarme de incêndio?

Os incêndios causam prejuízos ao patrimônio, além de colocar a segurança das pessoas em risco.

Muitas vezes sendo fatal, a melhor forma de combater um incêndio é prevenindo com o sistema de detecção e alarme de incêndio.

Ou seja, numa mudança de temperatura no ambiente ou indícios de fumaça, o alarme é acionado, alertando as pessoas no local e a central de monitoramento, que certificará se é ou não alarme falso e acionará a emergência, se necessário.

Visto isso, o investimento de um sistema de detecção e alarme de incêndio é inferior a de um prejuízo que o incêndio causaria no local.

 

Como funciona um sistema de prevenção e detecção e alarme de incêndio?

A principio, é importante saber que ter um sistema de detecção e alarme de incêndio é obrigatório na maioria dos empreendimentos coletivos.

Além disso, o sistema precisa estar em conforme para vistorias realizadas pelo corpo de bombeiros, instituição responsável pela aprovação do sistema.

Portanto, é fundamental escolher uma empresa que realize o projeto da melhor forma como prevenção.

Visto isso, o sistema é composto por:

Detectores de temperatura/fumaça: são equipamentos instalados em locais estratégicos e são acionados automaticamente ao identificar principio de fumaça ou alteração na temperatura.

detectores de fumaça

 

Acionador: é o botão em caixa vermelha, que ao ser acionado manualmente, a central é alertada e envia sinais para disparo da sirene.

 

Sirene audiovisual: a sirene audiovisual emite som e flash de luz ao identificar um incêndio, a fim de alertar as pessoas no local.

 

Central de alarme: os equipamentos anteriores são ligados a uma central de alarme, que envia os sinais para a central de monitoramento 24 horas e aciona as autoridades em caso de incêndio.

 

Quais são os tipos de central de detecção e alarme de incêndio?

O sistema convencional é utilizado em áreas menores com poucos equipamentos. Nele, é capaz de identificar as zonas alarmadas, que podem ser composta por um ou mais detectores de incêndio.

Já o sistema endereçável, por sua vez, é indicado em grandes obras ou complexas. Com ele, é possível identificar o equipamento exato que disparou e o tipo de evento (fogo ou falha)

 

Integração com controle de acesso

O sistema de detecção e alarme de incêndio é composto por módulos, sensores e um software que atuam juntos para liberar as portas quando houver princípio de incêndio.

Portanto, nessa situação, os elevadores param de funcionar e portas se abrem para facilitar a evacuação de pessoas no local.

 

Qual a importância da manutenção em sistemas de detecção e alarme de incêndio?

A manutenção preventiva tem o papel de manter os equipamentos de incêndio funcionando plenamente, além de que protege as pessoas e a estrutura física.

A falta dela, por sua vez, é a principal causa de incêndio em patrimônios.

 

Benefícios do sistema de prevenção e detecção e alarme de incêndio

O principal benefício do alarme de incêndio é a preservação da estrutura física e da vida humana no local. Afinal, ao ser acionado, as pessoas são direcionadas para fora com segurança e facilitar o trabalho de bombeiros combaterem o fogo, caso necessário.

Portanto, com ele, é possível evitar perdas de bens materiais.

 

Como prevenir incêndios?

A prevenção requer bastante atenção e cuidados com situações que normalmente são inofensivas mas que no fim, podem causar um incêndio.

Utilização das tomadas: é muito comum vermos muitos aparelhos ligados a mesma tomada. Essa ação pode sobrecarregar e causar incêndios.

Álcool: com o uso mais frequente na pandemia para evitar a contaminação do novo coronavírus, a utilização do álcool precisa ter uma atenção redobrada.

Opte por água e sabão e evite usar o álcool, utilizando somente quando for sair. Outra dica é evitar usar o álcool em gel e acender um cigarro, por exemplo, ou qualquer tipo inflamável próximo.

Eletrodomésticos: normalmente em cozinhas possuem muitos materiais inflamáveis, propenso para um possível incêndio.

Portanto, evite deixar guardanapos, panos de prato e sacos plásticos perto de fogão e micro-ondas. Além de sempre ficar atento a panelas no fogão sem supervisão.

Gás: outro cuidado é o gás, que precisa de maior cuidado para evitar explosões. Visto isso, caso sinta cheiro de gás, evite mexer no interruptor de luz ou aparelhos elétricos.

Velas ou incenso: evite deixar velas ou incensos perto de cortinas, papéis ou qualquer tipo de tecido.

Extintores de incêndio: também de muita importância são os extintores para conter incêndios no local. Ele precisa ser inspecionados com frequência seguindo normas ABNT e ITs.

Entre em contato com a GSC e solicite um orçamento sem compromisso e proteja o seu patrimônio.

Cadastre-se para receber nossas atualizações.

Eu respeito a sua privacidade e nunca envio spam.