O controle de acesso na segurança eletrônica visa controlar, gerenciar, analisar e monitorar o fluxo de pessoas dentro de um certo ambiente, tais como entradas, saídas ou locais restritos.
No mercado, tecnologias avançadas são recomendadas para cada tipo de patrimônio, assim como tecnologias mais simples são recomendadas para outros tipos.
Portanto, continue lendo o artigo para conhecer as opções de controle de acesso para cada tipo de ambiente:
Controle de acesso para residências
Nas residências são recomendados o controle de acesso em portões externos, seja social quanto garagem, que visam identificar e liberar o acesso para moradores e visitantes. Então, seriam recomendados os seguintes equipamentos:
Leitoras digitais: as leitoras digitais utilizam de tecnologias faciais, biométricas, entre outras, para gerenciar e liberar os acessos. Ou seja, ela funciona tanto como stand alone, somente depende dela para funcionamento, quanto inteligente vinculada ao software.
Fechaduras inteligentes: as fechaduras inteligentes dispensam o uso de chaves e passam a gerenciar e liberar o acesso por meio de biometria, cartões de proximidade e senhas.
Vídeo porteiro inteligente: o vídeo porteiro inteligente é mais recomendado para uso em portões externos, oferecendo ao morador a visualização e liberação do acesso do visitante a distância também pelo celular.
Controle de acesso para condomínios
Os condomínios são conhecidos por serem alvos de meliantes, portanto os controles de acesso precisam funcionar de forma que ajude no gerenciamento de entrada e saída e evite entrada de pessoas indesejadas.
Por geralmente ter muitos condôminos morando no local, há tecnologias avançadas que atendem essa necessidade e otimizam processos.
Reconhecimento facial: a leitora é instalada nos portões sociais e serviços, garagem, hall de entrada e áreas restritas do condomínio (salão de festas, jogos, etc). Então, essa tecnologia identifica um rosto com base no cadastro do banco de dados realizado anteriormente. Por fim, há a possibilidade de verificar horários de entradas e saídas e de liberação.
Leitor de placa: O leitor pode ser instalado na entrada e saída nos portões de garagem do condomínio. Ela identifica a placa que foi previamente cadastrada no banco de dados para liberar o acesso. Todas as informações como horário de saída e entrada, poderão ser armazenadas para futuras pesquisas. Para os veículos sem cadastro, o sistema bloqueia a entrada.
Biometria: Também é muito comum o controle de acesso ser através de biometria, onde ao colocar o dedo cadastrado, passa a abrir portas, cancelas, garagens.
Controle de acesso para empresas
Em empresas, é normal a movimentação de pessoas dentro do ambiente, portanto, é necessário reforçar a segurança para manter um bom gerenciamento. Contudo, é necessário o uso de catracas e controle de acesso em portas restritas.
Reconhecimento facial: a leitora instalada em portas, catracas e torniquetes. Ajudam na automatização na entrada de uma empresa, evitando contato e diminuindo as chances de contaminação por vírus.
Reconhecimento de placas: também com intuito de automatizar o processo, a leitora libera o acesso por portões de garagem e cancelas, caso a placa esteja cadastrada no banco de dados.
Leitora de proximidade: a leitora de proximidade é utilizada em forma de cartões e tags, possuindo um chip interno que possibilita o gerenciamento da entrada e saída.
Biometria: o leitor biométrico também é muito utilizado por ser um método pessoal de cada um dos funcionários, evitando fraudes e aumentando a segurança.
QR Code: Um código é gerado, normalmente a visitantes, para terem um acesso limitado dentro da empresa.
Totem de atendimento: o totem de atendimento touchscreen, possibilita o individuo evitar filas na recepção e realizar o preenchimento de seu pré cadastro ou fazer a solicitação sozinho. O pré cadastro é realizado para agilizar o acesso de visitantes no local. Se caso o visitante realizar a solicitação, os responsáveis irão receber e poderão autorizar a entrada.
Portanto, as tecnologias são personalizadas para cada tipo de estabelecimento, atendendo todas as necessidades necessárias do local.
Controle de acesso para escolas e faculdades
Como em outros segmentos, o controle de acesso em escolas ou faculdades buscam prevenir a entrada de pessoas sem autorização, além de passar tranquilidade e confiança.
Reconhecimento facial: tecnologia recomendada por ser uma facilitadora que busca automatizar o processo, tornando a liberação mais rápida e segura. Ainda assim, há a opção de liberar o acesso apenas se o aluno estiver usando máscara de proteção e estiver com a temperatura corporal normal.
Biometria: liberação de acesso através da impressão digital de alunos, professores e funcionários.
QR Code: Um código é gerado, normalmente a visitantes, para terem um acesso limitado dentro do recinto.
Leitora por proximidade: também muito utilizado o cartão nas escolas e faculdades que possuem a identificação do aluno impressa no cartão.
Controle de acesso sem contato em hospitais
Primordialmente, em ambientes hospitalares e clínicas, o controle de acesso sem contato tende a ser a melhor opção para evitar contaminações entre pacientes, médicos, funcionários, etc.
Contudo, leitoras sem contato como de reconhecimento facial, Touchless, Palmless, QR Code, são instaladas em barreiras sem contato corporal e permite a entrada através do cadastro previamente realizado.
Por fim, as soluções atendem as normas da lei LGPD, respeitando a privacidade do não compartilhamento de informações.
Para saber mais sobre ou contratar esse serviço, entre em contato com a GSC.