A disseminação mundial da COVID-19 tem revelado a importância de cuidados básicos de higienização como umas das principais formas de evitar o contágio pelo vírus. Agora, aumentar a segurança em hospitais na pandemia é fundamental, além de garantir que toda estrutura seja eficiente para assegurar a saúde e satisfação hospitalar de cada paciente e funcionário.
Com o intuito de otimizar processos ajudando na identificação dos sintomas e evitando o contágio, muitas pessoas estão trabalhando para se adaptar aos novos desafios que a pandemia trouxe nesses últimos meses, buscando melhor qualidade de vida com segurança.
Portanto, as soluções criadas para diminuir o contágio durante e pós-Covid-19, são:
Controle de acesso sem contato:
Touchless é um equipamento que possui uma leitora capaz de identificar a digital de quatro dedos em uma certa distância. Ele cruza os dados de identificação pelo sistema integrado, onde autoriza o acesso da pessoa no local.
Assim, essa solução prioriza a higiene e garante o acesso de apenas pessoas autorizadas em alguma sala restrita, por exemplo.
Reconhecimento facial com medição de temperatura corporal:
Para garantir uma segurança muito mais eficiente e automatizada, a tecnologia de reconhecimento facial identifica um rosto mesmo usando máscaras de proteção e mede a temperatura corporal de uma pessoa enquanto identifica seu nome no banco de dados.
Portanto, a câmera instalada em áreas de grande fluxo, gerencia de até 1.800 pessoas por minuto.
A solução integrada no controle de acesso dos hospitais, nega àqueles com a temperatura elevada e/ou sem máscara.
Câmeras que gerenciam o distanciamento social:
Com o avanço da tecnologia, foi desenvolvido a câmera que gerencia o distanciamento social dentro de hospitais com diferentes recursos, como:
Contagem de pessoas na entrada e saída: A câmera com software instalada na entrada do hospital, reconhece pessoas por seus atributos. Essa funcionalidade realiza a contagem de quantos entram e quantos saem, definindo o máximo da capacidade interna do local.
Limitação de indivíduos dentro de um determinado espaço: função limita o número de pessoas permitidas dentro de uma área e notifica quando o número for excedido, evitando aglomerações.
Mapeamento de lugares: definição de quais áreas podem ocupar e quais devem ficar desocupados, a fim de manter o distanciamento social adequado dentro de uma sala de espera no hospital, por exemplo.
Distanciamento social: distância segura de 1,5m por pessoa em qualquer espaço que a câmera estiver instalada no hospital. Portanto, havendo o descumprimento, será gerado um alerta sonoro.
Linha virtual de distanciamento: uma linha virtual criada nos balcões das recepções para manter a distância segura para os funcionários e pacientes. Ou seja, havendo a ultrapassagem da linha, será soado um alarme imediato.
Alerta aglomeração: a câmera com o software pré-definido, identifica se muitas pessoas estão aglomeradas em uma única área, enviando notificação aos responsáveis e soando um alerta sonoro no local.