Devido a pandemia, muitas diretrizes foram impostas para evitar o contágio do novo coronavírus, como por exemplo o distanciamento social, que consiste em reduzir ao mínimo possível o contato próximo com outras pessoas. Com o avanço tecnológico, foi desenvolvido a câmera que gerencia o distanciamento social com diferentes recursos, tais como:
- Contagem de pessoas na entrada e saída
- Limitação de indivíduos dentro de um determinado espaço
- Gerenciamento de filas em estabelecimentos e aglomerações
Para que os estabelecimentos possam reabrir de maneira transparente, esses recursos têm o intuito de monitorar de perto as novas restrições determinadas pelo Governo e otimizar os processos realizados por funcionários, reduzindo os riscos de contágio.
Contudo, as soluções são programadas conforme a necessidade de cada local.
Continue lendo o artigo para conhecer os recursos da nova câmera que gerencia o distanciamento social:
Contagem de pessoas
Desde que a aglomeração foi proibida durante a pandemia, a câmera que realiza a contagem do número de pessoas, se tornou essencial para cumprir os regulamentos.
A câmera com inteligência artificial é instalada na entrada de cada estabelecimento e reconhece as pessoas por seus atributos, o que é capaz de realizar a contagem de quantos entram e quantos saem do local, eliminando as contagens baseadas apenas no tamanho dos objetos que cruzam uma linha virtual.
Portanto, ela é precisa na contagem e pode ser integrada em um monitor visível ao cliente indicando se ele pode entrar ou deve esperar.
O software envia um alerta aos responsáveis quando a quantidade de pessoas excede o número permitido.
Recurso que limita a quantidade de pessoas dentro de uma área
A câmera, que também possui inteligência artificial, limita a quantidade de pessoas dentro de uma local e possui um software que é capaz de mapear uma área e determinar a quantidade permitida.
Será indicado, através de um monitor, se as pessoas que estão aguardando podem entrar ou esperar. Os responsáveis também receberão uma notificação com a atualização em tempo real.
Gerenciamento de fila e alerta de aglomeração
O gerenciamento de filas realiza a contagem de pessoas e ajuda a entender o comportamento do consumidor, fazendo com que os responsáveis a tomem uma decisão para solucionar uma situação. Por exemplo, eles podem optar em abrir mais caixas no supermercado para aumentar a rapidez do atendimento e evitar a aglomeração fora do estabelecimento.
Desta forma, a câmera é instalada em um local estratégico e terá um monitor na entrada indicando se podem entrar no estabelecimento.
Já o recurso de aglomeração, identifica se muitas pessoas estão se reunindo em uma única área, alertando os responsáveis e indiciando também no monitor publicamente.