As guaritas de condomínios são locais também vulneráveis à ações de bandidos. Elas precisam oferecer uma visão ampla do acesso do condomínio, precisando atender as questões estéticas e de funcionalidade.
Portanto, há a possibilidade de sofrer com a falta de segurança, o que passa a ser recomendado a utilização também de um botão de pânico dentro das guaritas.
Continue lendo o artigo para entender o que é uma guarita de condomínios e a importância de ter um botão de pânico nelas.
O que é uma guarita de condomínios?
Uma guarita é uma pequena construção desenvolvida para comportar sentinelas, vigias e porteiros para que possam realizar a vigilância e controle de acesso de um condomínio.
Elas são similares a uma construção de arquitetura militar, sendo uma torre com janelas, frestas ou seteiras e erguida para mais segurança das sentinelas.
Portanto, ela tem três principais objetivos, sendo elas:
- Proporcionar segurança para quem está dentro dela
- Proporcionar ampla visualização dos arredores do condomínio
- Facilitar as medidas de contingenciamento e de controle
É recomendado que uma guarita tenha um banheiro, vidros blindados e com película de proteção visual, que permite que as pessoas de fora não veem quem está dentro. Isso faz com que quem está dentro, possa se ausentar, caso necessário, por um período sem ser notado do lado externo.
Portanto, o seu tamanho precisa comportar o funcionário e os equipamentos, tais como interfone, telefone, botões de acionamento eletrônico dos portões, monitor para visualização de câmeras, botão de pânico, teclado do sistema de alarme e terminal de gerenciamento de controle de acesso.
Outra medida de segurança é instalar um passa-volumes para recebimento de mercadorias, pois evita que o porteiro saia do seu local para pegar as entregas.
Botão de pânico nas guaritas de condomínios
O sistema de alarme monitorado nas guaritas são altamente recomendadas para fortificar o monitoramento de abertura da porta da guarita e em caso de rendição ao funcionário, notificar a central de monitoramento através do botão de pânico.
Dessa forma, o ideal é ter o botão de pânico fixo instalado em um lugar estratégico e próximo do funcionário. Essa ação possibilita que ele acione o botão ao notar alguém rendendo um condômino para poder entrar no condomínio.
Além do botão fixo, há o móvel, onde o funcionário poderá levá-lo a qualquer lugar onde estiver e notar algum sinistro.
Após acionarem o botão de pânico, a central de monitoramento 24 horas da GSC irá prosseguir com o procedimento pré-definidos.
Solicite um orçamento de botão de pânico na guarita do seu condomínio.