Como você já deve ter percebido, a pandemia acelerou a digitalização das empresas. Dentre os hábitos que mais impactados no meio disso, estão os relacionados à saúde, à socialização, ao dinheiro e ao mercado de segurança.
A segurança vem se tornando um fator indispensável e em 2022 as pessoas exploraram ainda mais as tecnologias estratégicas voltadas a ela, tanto de empresas quanto de residências.
Listamos algumas das principais tendências do mercado de segurança desse ano e que ainda dá tempo de ficar atento e implantar em seu condomínio.
- Tecnologia 5G
A chegada do 5G ao Brasil impactou não somente nossa vida social e profissional, mas também a área de segurança. Os sistemas eletrônicos dependem muito de conectividade via wi-fi e redes móveis.
Com a maior velocidade de internet, será possível processar uma quantidade muito maior de dados. Leitura biométrica, acesso por voz e compartilhamento de imagens de alta definição funcionarão de modo ainda mais eficiente com a rede 5G.
A junção entre a nova tecnologia e a segurança eletrônica permitirá a criação de possibilidades melhores e até então consideradas “futuristas”.
- Câmeras de alta resolução
As câmeras estão cada vez melhores e a tendência para os próximos anos é que essa qualidade seja requerida não apenas para os smartphones, mas também para as câmeras de segurança de casas e condomínios.
Com câmeras de alta resolução, é possível capturar imagens em movimento com muito mais clareza. Quando posicionadas para a rua, elas conseguem identificar placas de automóveis e reconhecer rostos com muito mais facilidade.
- City Câmeras
A iniciativa foi criada pela Prefeitura Municipal de São Paulo, que disponibiliza uma plataforma para monitorar a segurança da cidade. Ela une imagens de câmeras integradas ao sistema para que a Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Metropolitana possam acessar.
A plataforma permite que as imagens integradas sejam armazenadas e transmitidas para o Comando da Guarda Civil Metropolitana e Controle da Prefeitura, através de um canal de comunicação de dados da internet.
Com o sistema, é possível monitorar o patrimônio público, além de vias de circulação de pessoas e automóveis. Esse monitoramento se dá devido às câmeras externas de empresas, condomínios, residências, comércios, entre outros.
- Maior migração para nuvem
O armazenamento em nuvem já está bastante inserido no nosso dia a dia, principalmente no backup das nossas fotos do celular. Mas a nuvem (cloud) também pode contribuir de uma forma mais complexa, como no armazenamento de uma operação de segurança.
Em 2022, a tendência dos sistemas de segurança foi migrar do armazenamento local para a nuvem – ou os dois. Um dos principais pontos positivos é que ela é um método de fácil implementação, que traz mais segurança às imagens e que permite o acesso em qualquer lugar.
- Controles de acesso mais eficientes
Ninguém mais quer painéis de controles de acesso robustos, complicados e com um monte de botões. Em 2022 os clientes já puderam acessar os aplicativos de segurança diretamente de seu smartphone e aproveitar as vantagens de forma muito mais fácil.
Isso inclui acesso por biometria, reconhecimento facial e até mesmo a funcionalidade de interação entre os vizinhos com acesso ao sistema de segurança.
- Condomínio Conectado
Solução da GSC são integradas e personalizadas de acordo com as necessidades de cada condomínio
Autonomia dos condomínios com o aplicativo.
Gerenciamento de abertura e fechamento dos portões pelo painel touch screen (tela LCD) do apartamento.
Monitoramento 24 horas.
Controle de acesso de alta tecnologia (sem toque e sem contaminações).
Otimizações de serviços manuais.
Falta de energia e internet não interferem no funcionamento do condomínio.
A GSC está atenta à todas essas tendências do mercado de segurança e pode ajudar o seu condomínio a implementar tecnologias de segurança eficientes e modernas.