A segurança eletrônica na volta às aulas tem o intuito de proteger os alunos, professores e funcionários a seguir as normas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) através de tecnologias.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto do Brasil (IAB) e o Dieese, a pedido da Apeoesp, aponta que ainda há uma deficiência na estrutura de escolas e faculdades. Visto isso, 99% de escolas estão sem serviço de enfermaria, consultório médico ou ambulatório, 82% há apenas dois sanitários para todos alunos e 93,4% das turmas teriam que se adequar ao distanciamento social.
Acontece que, a segurança eletrônica, durante anos e especialmente nos meses de pandemia, vem desenvolvendo soluções que ajudam pessoas a respeitar as novas normas, além de situações que normalmente aconteciam antes da pandemia.
Abaixo destacamos soluções que a segurança eletrônica consegue apoiar na volta às aulas:
Câmera que gerencia o distanciamento social
Com o propósito de controlar e gerenciar o distanciamento social, a nova tecnologia possui:
- Alerta aglomeração: a câmera é recomendada em pátios de escolas, com o intuito de alertar os responsáveis se há uma aglomeração de alunos em um espaço.
Medição de temperatura corporal e uso de máscara de proteção
Visto que a febre é um dos principais sintomas da COVID-19, a câmera detecta a temperatura elevada e/ou a ausência da máscara dentro do recinto.
Portanto, a GSC dispõe de uma equipe especializada que realiza o monitoramento em tempo real. Ao aparecer alunos, professores e funcionários com a temperatura elevada e/ou sem máscara onde a câmera estiver instalada, os responsáveis serão alertados.
Além disso, há leitora que integra em catracas, cancelas e portas da instituição de ensino. Contudo, ele gerencia e controla o acesso de alunos, permitindo apenas aqueles que estiverem dentro da temperatura normal e usando máscaras.
Outros cuidados na volta as aulas
De acordo com os protocolos estabelecidos pelo MEC na volta as aulas com segurança, a instituição de ensino deverá:
- Realizar a limpeza e manter a ventilação de ambientes
- Manter o uso obrigatório da máscara em todo momento
- Disponibilizar álcool gel 70% para alunos, funcionários, professores, etc.
- Definir escalas para o acesso de alunos em refeitórios
- Manter alunos e funcionários que fazem parte ou possui algum familiar do grupo de risco em casa