O reconhecimento facial é um tipo de sistema muito tecnológico que utiliza algoritmos e inteligência artificial para identificar pontos nos rostos em imagens e vídeos, podendo ser utilizada para a realização de controles de acesso em um espaço. É um tipo de sistema muito utilizado em condomínios e empresas, e agora, está começando a ser inserido em estádios de futebol, para facilitar a entrada do torcedor no estádio, que não precisa mais carregar o ingresso de forma física, diminuindo a prática do cambismo e também, em casos mais extremos, facilita a identificação de pessoas envolvidas em incidentes.
O torcedor precisa realizar um cadastro prévio no sistema, tirando uma foto sua. Assim, com o ingresso comprado, o torcedor se encaminha para a catraca e sua entrada é liberada.
O sistema de reconhecimento facial em estádios tem como objetivo aumentar a segurança dos torcedores e diminuir o tempo de entrada no estádio.
No Brasil, algumas arenas já contam com o controle de acesso por reconhecimento facial, seguindo a prática de estádios no exterior, como nos Estados Unidos, por exemplo.
A tendência é que esse sistema seja adotado por vários outros estádios, aumentando a segurança dos presentes durante as partidas de futebol e outros eventos.