O que é Inteligência Artificial?

O que é Inteligência Artificial?

Conceito de Inteligência Artificial

Inteligência artificial é um campo de estudo que envolve pesquisa cientifica, e que tem como objetivo desenvolver a capacidade de ser inteligente.

Uma das formas de desenvolver essa inteligência é por meio da habilidade de “raciocinar” e solucionar problemas, através de percepções e experiências.

De acordo com Marco Aurélio da Silva, do Portal Brasil Escola, “A inteligência artificial é um ramo de pesquisa da ciência da computação que busca, através de símbolos computacionais, construir mecanismos e/ou dispositivos que simulem a capacidade do ser humano de pensar (…)”

Um indivíduo dotado de inteligência artificial, seria programado para desenvolver suas próprias linhas de raciocínio e com isso sustentar-se intelectualmente, dentro de limites pré-estabelecidos.

A Inteligência Artificial no Presente

No tempo presente, muito se fala de inteligência artificial (I.A), apesar de o assunto não ser novo, o termo foi criado na década de 50, muito é especulado.

Na ficção literária e cinematográfica esse conceito é tema de inspiração, quase sempre em uma temática futurista.

O termo “Inteligência Artificial” faz referência a robôs com capacidades cognitivas e percepções humanizadas, na visão mais popular.

Acontece que o futuro da inteligência artificial já chegou, está presente no cotidiano em distintas áreas da vida, principalmente na área da segurança eletrônica.

Diz respeito, principalmente, a tecnologias empregas em objetos, que por meio dos estudos de I.A conseguem ser altamente eficazes e confiáveis.

I.A na Segurança Eletrônica

Você ouviu falar em reconhecimento facial? E reconhecimento de íris, palma da mão, dedos?

O reconhecimento, nada mais é que um “cérebro eletrônico”, um software (sistema) dotado de inteligência artificial. integrado a um equipamento eletrônico.

Com uma funcionalidade mais simplificada em comparação com as funcionalidades robóticas, (mas ainda assim altamente complexa), esses sistemas integrados são capazes de identificar pessoas com grande precisão e podem fazer associações por meio de banco de dados.

Como exemplo, imagine a seguinte situação:

Uma pessoa está foragida pela polícia, ao passar num ambiente com monitorado integrado com I.A, essa pessoa é reconhecida quase instantaneamente e antes mesmo que perceba, ela é detida.

Essa situação é um fato verídico, que já ocorreu no Brasil no ano de 2019.

O futuro chegou!

Reconhecimento Facial – já está presente no dia a dia. Leia o artigo aqui.

O Avanço Tecnológico

Na área da segurança eletrônica, essa tecnologia já permite que, por monitoramento (vigilância eletrônica), ocorra o reconhecimento mesmo com grandes fluxos de transeuntes e condições de visibilidade adversas.

Os controles de acesso são realizados com agilidade e máxima segurança na confirmação de dados.

No destaque dos avanços tecnológicos de I.A, está um equipamento que potencializa as funções de segurança em todos os níveis do controle de acesso.

Pioneiro no cenário mundial, o BACS™ Duo, desenvolvido pela Crucial Trak, tem a agilidade e a confiabilidade ao seu favor, com uma taxa de 0.00001% de falha de captação.

O equipamento faz o reconhecimento facial em cerca de 0.0001 segundo.

Também reconhece a palma da mão do usuário, veias e digitais, sem necessitar tocar o equipamento, tudo simultaneamente e em menos de 1 segundo.

Por um complexo algoritmo, o BACS™ Duo é capaz de executar o reconhecimento do usuário com extrema precisão.

Suas funcionalidades se estendem a modos de economia de energia e design baseado em UX (user experience).

Essa e tantas outras soluções, estão sendo lançadas e desenvolvidas diariamente para o melhor aproveitamento no cotidiano de instituições e pessoas.

Espera-se que com esses avanços, a tecnologia se democratize cada vez mais e seu uso se torne cada vez mais popular e acessível.

Quer saber mais sobre o BACS™ Duo? Entre em contato com a GSC, solicite seu orçamento.

 

Assista ao vídeo dessa tecnologia

 

Fonte: http://crucialtrak.com/BACS/prodcuts/duo.php https://brasilescola.uol.com.br/informatica/inteligencia-artificial.htm

 

 

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*